“Tranca-ruas ou 7 Caminhos para o Abre-alas” é uma peça teatral inovadora que se destaca por sua abordagem criativa e multifacetada. Dividida em sete partes distintas, que incluem contos e cenas-rituais, a obra mergulha em temas contemporâneos relevantes, como intolerância, assédio e amor homoafetivo. O espetáculo é uma criação do Projeto Entre Lugares Maré que, há mais de uma década, tem sido um farol de oportunidades e aprendizado, oferecendo de forma gratuita uma variedade de aulas envolvendo corpo, dramaturgia, dança, canto, atuação e outras atividades teatrais.
O diferencial da peça reside na sua conexão com o carnaval, adotando essa festividade como uma unidade temporal que costura os episódios diversos apresentados. A força do carnaval, com sua capacidade de transcender o real e permitir a exploração de novas possibilidades e realidades, é habilmente utilizada como um dispositivo na peça. Essa força carnavalesca é empregada para estimular a imaginação e abrir espaço para a criação de novos caminhos e perspectivas.
As apresentações vão acontecer nos dias 14, 15, 16 e 17 de dezembro, no Museu da Maré, às 19h, com entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início de cada espetáculo. No dia 20 de dezembro, a apresentação é na Areninha Cultural João Bosco, em Vista Alegre, também às 19h. A classificação etária é de 12 anos.