Começou oficialmente nesta segunda-feira (17) a vacinação infantil contra Covid-19 na cidade do Rio. Meninas com 11 anos completos foram contempladas hoje com a primeira dose da imunização. De acordo com o calendário, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, as datas para a imunização de crianças de 5 a 11 anos segue até o dia 9 de fevereiro.
Há exatamente 1 ano atrás na cidade de São Paulo, a enfermeira Mônica Calazans se tornava a primeira pessoa a se vacinar contra a covid-19 no Brasil. Atualmente, o país que já conta com mais de 68% da população vacinada com duas doses contra o vírus iniciou um novo ciclo, a vacinação das crianças de toda a nação.
Sobre a vacinação infantil
Seguindo as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina aplicada é a Pfizer, única permitida para a imunização infantil.
Todas as crianças receberão duas doses em um intervalo de oito semanas, ou seja, dois meses; um prazo maior que o previsto na bula, de três semanas, menos de um mês.
Esta imunização contra a Covid-19 ocorrerá em ordem decrescente de idade (das crianças mais velhas para as mais novas), com prioridade para quem tem alguma comorbidade ou deficiência permanente e para crianças quilombolas e indígenas.
Imunização nas favelas
No Morro do Vidigal, Zona sul da cidade, na Cms Rodolpho Perisse, as meninas moradoras da comunidade deram o pontapé inicial na vacinação na manhã de hoje.
Ana Carolina Santana, de 11 anos, mora na localidade do quatorze. Ela falou sobre a importância de todas as outras crianças buscarem a vacinação. “Tomar a vacina é importante para se proteger e to feliz por poder tomar (a primeira dose). E que todas (crianças) possam vir com calma e coragem tomar a vacina”, comentou Ana Carolina.
Paralelamente a este momento, de acordo com o Painel Rio Covid-19 da prefeitura da cidade, doze crianças estão internadas com Covid na cidade. Elas integram o grupo de 506 pessoas que estão hospitalizadas na capital por conta do vírus.
Importância da vacina para os pequenos
Uma outra criança contemplada com a vacina pelos agentes de saúde da clínica foi a Maria Eduarda Ferreira, também de 11 anos. Ela lembrou que a vacina ajuda a conservar a saúde.
“Com o momento que estamos vivendo, é muito importante tomar a vacina para se prevenir e também cuidar da nossa saúde. E, várias crianças não têm essa a oportunidade de tomar vacina e isso é péssimo. Todas precisam vir se vacinar!”.
Meta do Comitê Científico é fazer com que as crianças recebam a vacina antes do início do ano letivo. É importante apresentar o CPF ou cartão do SUS na hora da imunização, além de não ter tomado nenhuma outro tipo de vacina nos 15 dias antecedentes a da Covid-19.
Confira, abaixo, o calendário completo deste mês: