Taça das Favelas começa este mês; competição produzida pela CUFA mostra os futuros craques

Mais de 96 mil jovens de 24 estados participam da Taça das Favelas
Taça das favelas começa no próximo dia 15. (Foto: Selma Souza/ Voz das Comunidades)
Taça das favelas começa no próximo dia 15. (Foto: Selma Souza/ Voz das Comunidades)

Produção: Caio Viana

A Central Única das Favelas (CUFA), que promove a Taça das Favelas, realizou no último sábado (1) uma cerimônia de lançamento da competição. A Taça das Favelas Rio de Janeiro começa a partir do próximo dia 15 de julho e tem final prevista no dia 18 de novembro.

O evento aconteceu no Viaduto de Madureira, na Zona Norte do Rio, e reuniu jovens competidores com apresentação da cantora Nega Gizza e do repórter da TV Globo e competidor de Karatê, Diego Moraes.

Também participaram os cantores da música tema, MC Menor MR e Raí BG, além do olheiro do Flamengo, André Veloso. “A  Taça das Favelas é uma ferramenta muito boa de captação pra gente. Buscar novos craques para nossa base e fomentar o lado profissional é a nossa missão, então tem diversas favelas aqui que fornecem muitos jogadores bons”. Comenta.

O capitão do time Muquiço, campeão do ano passado, João Caleb, de 17 anos, conta que está na mesma expectativa do ano passado, dar alegria a favela. “Colocar a favela na TV por outra ótica, outro prisma, porque a maioria das vezes que a nossa favela passa na televisão é por causa da violência urbana, dessa vez é pela arte”. completa.

João Calebe. (Foto: Selma Souza /Voz das Comunidades)

Devido a procura dos times a Taça das Favelas foi ampliada para série A e B, com 240 favelas participando da competição que conta com times masculinos e femininos participando da disputa separadamente. São mais de 96 mil jovens participando, explica Celso Athayde presidente da Taça das Favelas. ” Vinte e quatro estados participando da taça.  E todos os clubes vão pra beira do campo garimpar esses jovens. O nosso acordo com os olheiros é que eles não levem os meninos antes de terminar o campo para não estragar a festa da favela deles” comenta.

Celso Athayde (Foto Selma Souza /Voz das Comunidades

No ano passado, cinco atletas foram selecionados para fazer parte do sub-17 do Flamengo, quatro jogadores do Muquiço e um do CRB Dick, que foi vice na competição.

Ouça a música tema da Taça das Favelas:

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]