Na próxima sexta-feira (30), abrirá inscrições de propostas culturais para todo o país para o projeto ‘O Corpo Negro’, um dos maiores projetos de dança do Brasil. O principal detalhe é que o projeto se dirige exclusivamente para artistas, coletivos, estudantes, professores e produtores culturais negros.
Em 2024, o evento acontecerá nos dias 27 de abril a 2 de junho e é organizado pelo Sesc RJ. O aporte será de R$ 850 mil, diferente de 2023 que foi de R$ 690 mil. Além da dança, o projeto ‘O Corpo Negro’ também contemplará projetos de audiovisual, mais munícipios poderão entrar na programação e projetos que ainda estão em construção poderão participar do edital e receber incentivo. O edital completo pode ser lido no link sescrio.org.br/edital-de-cultura-sesc-rj. As inscrições iniciam no dia 30 de junho e vão até 31 de julho.
Leia também: Balé Bolshoi oferece programa de bolsas para jovens de projetos sociais no Rio
O Corpo Negro em 2023
Cerca de 10 mil pessoas estiveram presentes nas atrações de 2023. O projeto gerou cerca de 200 empregos para profissionais negras e negros para viabilizar apresentações e atividades. Em 2024, a expectativa é ampliar esse número. Serão 14 polos de programação, estendendo o alcance para dois novos municípios do estado e ampliando o acesso a diferentes públicos. Na cidade do Rio de Janeiro, a agenda comtempla as unidades Espaço Cultural Arte Sesc (Flamengo), Tijuca, Copacabana e Ramos. Na Região Metropolitana e interior, o projeto percorrerá as unidades de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, São Gonçalo, Petrópolis (Sesc Nogueira e Centro Cultural Sesc Quitandinha), Teresópolis, Barra Mansa e Nova Friburgo.