O Secretário Nacional de Políticas para Territórios Periféricos, Guilherme Simões, irá visitar, entre sábado (1) e domingo (2), em algumas favelas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A Secretaria, que faz parte do Ministério das Cidades, está realizando a Caravana das Periferias, programa em que a agenda consiste em fazer uma série de viagens às favelas e periferias de todo o país para construir um plano nacional específico para esses territórios.
No Rio, a agenda de visitas engloba localidades de várias zonas da Região Metropolitana. No sábado, o Secretário irá com sua equipe até a Rocinha, Morro da Providência e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Já no domingo, será a vez da favela do Chapéu-Mangueira, Cascadura, Complexos do Alemão e Maré, na Zona Norte do Rio. O município de Niterói também receberá a visita de Guilherme.
Alemão e Plano de Ação Popular do CPX
A visita que acontecerá no Complexo do Alemão será uma grande reunião aberta, com o objetivo de apresentar a Secretaria e a Caravana das Periferias para todas as associações de moradores, coletivos, movimentos, jornais comunitários, coletivos culturais e organizações de favela.
Vale ressaltar que o Fórum Popular do CPX, formado por 20 organizações locais, incluindo o Voz das Comunidades, apresentará o PLANO DE AÇÃO POPULAR DO CPX – Agenda 2030, documento que contém as principais reivindicações para o desenvolvimento do Complexo do Alemão.
A reunião acontecerá às 18h, com todas as favelas reunidas, no Instituto Raízes em Movimento. O endereço é na Avenida Central, número 68, no Complexo do Alemão.