Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Secretaria da Juventude Carioca oferece 20 mil bolsas de estudos para concluir o Ensino Médio

Projeto “Chegou A Minha Vez”, da plataforma Descomplica, oferece aulas e materiais gratuitos. As inscrições vão até o dia 10 de maio.
Foto: reprodução/Instagram
Foto: Reprodução

A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) está com inscrições abertas para aqueles que desejam concluir o Ensino Médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Esse exame oferece a oportunidade de certificação para jovens e adultos que não finalizaram o Ensino Médio por meio de uma prova.

De 29 de abril a 10 de maio, será possível se inscrever no projeto ‘Chegou A Minha Vez‘, uma iniciativa da plataforma online Descomplica que beneficiará 20 mil jovens cariocas. O programa é gratuito e oferecerá aulas ao vivo e gravadas, exercícios, simulados, redações e acesso a uma comunidade educacional. Serão disponibilizados materiais para todas as disciplinas exigidas no edital do Encceja: Matemática, Ciências da Natureza, Linguagens e Redação, e Ciências Humanas.

O programa ‘Chegou A Minha Vez’ oferece aos alunos uma jornada educacional com foco no mercado de trabalho e na preparação para o Encceja, cuja prova será realizada em 25 de agosto deste ano. A secretária municipal da Juventude Carioca, Gabriella Sampaio, enfatizou a importância da democratização do ensino e da oferta de oportunidades para jovens que precisaram interromper seus estudos em algum momento da vida. Ela destacou que os mais prejudicados são os jovens de baixa renda, moradores de favelas, periferias, subúrbios, afrodescendentes e mães jovens. O fato de não concluírem o ensino médio limita suas oportunidades de obter melhores empregos e alcançar ascensão econômica e social.

Gabriella ressalta que essa parceria é especial e importante para a secretaria, pois possibilita que esses jovens voltem a sonhar. “Uma cidade vibrante, economicamente sólida e dinâmica depende, necessariamente, das trajetórias e conquistas de sua juventude”, afirma a secretária.

Como participar do ‘Chegou a minha vez’?

Para participar do programa “Chegou A Minha Vez”, os interessados devem se cadastrar no site da Descomplica, no endereço www.chegouaminhavez.com.br/parceiros/juv-rio. Os requisitos incluem ter pelo menos 18 anos, não ter concluído o Ensino Fundamental ou Médio, e possuir habilidades de leitura e escrita. O programa dá prioridade a jovens com renda mensal inferior a R$1,5 mil, afrodescendentes, indígenas, mulheres que abandonaram os estudos por conta da maternidade, e jovens em situação de vulnerabilidade.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Veja também

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]