Sarau “Uivos” oferece oficina gratuita de música e teatro na Pavuna; Saiba como se inscrever

UIVOS - CORPO, VOZ E MÚSICA, um fazer artístico coletivo que, por meio de oficinas gratuitas para artistas suburbanos, irá promover um sarau aberto ao público
UIVOS. Foto: divulgação/Cia Placenta

Foi dada a largada para os artistas do subúrbio do Rio de Janeiro de diferentes áreas da arte – música, canto e artes cênicas – interessados em aprimorar sua performance no palco, interpretação vocal e ocupação do espaço artístico. A iniciativa “Uivos” destaca a coletividade e integralidade dos fazeres artísticos, oferecendo oficinas aos sábados durante o mês de setembro, das 13h às 17h. Divididas em módulos de 16 horas cada, as aulas ocorrerão na Arena Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, Zona Norte do Rio.

As inscrições estão abertas e são realizadas via formulário disponível no Instagram do projeto @‌uivos.som ou diretamente no link https://forms.gle/Nef4X7mm38ZYktkeA.

“A gente é um grupo de artistas do subúrbio, então a gente está bem feliz em estar podendo fazer e compartilhar essa pesquisa lá no espaço da Arena. E a gente espera que sirva de semente, inspiração para outros artistas, outros grupos. Acho que o objetivo do projeto é justamente promover essa espécie de intercâmbio cultural das artes cênicas com a música e dos artistas do subúrbio através desse sarau que vai ser realizado no final também para o público”, conta empolgado Allan Belisário que atua na Cia Placenta.

Allan Belisário.
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

As oficinas oferecidas estão divididas em três modulos:

  • Poéticas Vocais (Módulo I), aborda o estudo da voz, intencionando expandir as capacidades vocais interpretativas e poéticas dos participantes. Voltada para cantoras/cantores e atrizes/atores.
  • Palco e Presença (Módulo II), aborda o estudo da presença cênica, intencionando melhorar a relação dos artistas com o palco, bem como criar e expandir o repertório de performance cênica dos mesmos. Voltada para bandas e musicistas.
  • Ilhas Flutuantes (Módulo III), introdutória à linguagem pesquisada pela Cia Placenta, intencionando trabalhar princípios da antropologia teatral e do teatro ritual com foco na dramaturgia do ator. Voltada para atrizes/atores e pessoas interessadas com ou sem experiência.

Os dois primeiros módulos têm como objetivo oferecer aos músicos e atores a chance de se aprofundarem em aspectos que muitas vezes são vistos como menos importantes em sua prática artística, como a presença em cena, o uso dos diferentes ressonadores do corpo e as variações interpretativas na voz cantada.

O terceiro módulo, voltado para atores e pessoas interessadas em teatro em geral, é uma introdução à pesquisa que a companhia desenvolve desde 2016. Ele apresenta aos participantes alguns elementos e princípios da antropologia teatral, com base no livro “A Arte Secreta do Ator” de Eugênio Barba.

O grande evento: Sarau UIVOS

O sarau de conclusão será realizado no dia 5 de outubro e pretende apresentar os resultados da metodologia pesquisada, destacando o intercâmbio artístico entre o teatro e a música, que é o coração do projeto.

Essa iniciativa é uma realização do Placenta Companhia de Teatro, grupo de artistas do subúrbio do Rio que realiza trabalho de pesquisa contínua em artes cênicas e manifestações culturais pertencentes aos subúrbios. Desde 2017, desenvolveu seis espetáculos premiados em festivais nacionais e internacionais, além de promover diversas oficinas, cursos e mostras ao longo de seus sete anos de existência.

Programação completa

UIVOS – CORPO, VOZ E MÚSICA
Local: Arena Carioca Jovelina Pérola Negra (Praça Ênio, s/n – Pavuna, Rio de Janeiro – RJ)
Data das oficinas: 7, 14, 21 e 28 de Setembro (Sábados)
Horário das oficinas: de 13h às 17h
Data do sarau: 05 de Outubro (Sábado), às 13h, entrada franca, classificação 14 anos.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]