A pandemia ainda não acabou. Mesmo que a vacinação tenha diminuido bastante o número de casos de Covid-19, o vírus ainda está em circulação. A nova variação do vírus denominada BQ.1 é mais transmissível e disparou o número de casos nas capitais do Brasil.
Nas comunidades, não é diferente. O número de casos aumentou bastante com a nova variação do vírus. Sendo assim, se estiver com algum sintoma, é possível realizar o teste em qualquer clínica da família, mais próxima da sua casa, centro municipal de saúde ou centro para testagem e atendimento, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Para isso, você pode visitar o site “Onde ser Atendido” (CLICANDO AQUI) e verificar o local para fazer um teste.
Veja algumas das unidades:
- CF Rodrigo y Aguilar Roig (Estrada do Itararé – 650, Complexo do Alemão)
- CF Zilda Arns (Estrada do Itararé – 951, Complexo do Alemão)
- CF Felippe Cardoso ( Avenida Nossa Senhora da Penha – 42, Penha)
- CF Jeremias Moraes da Silva (Rua Teixeira Ribeiro – S/N, Maré)
- CMS Vila do João (R. Dezessete, s/n, Maré)
- CMS Rodolpho Perisse (Av. Presidente Goulart -735, Vidigal)
- CF Maria do Socorro (Estrada da Gávea, 522, Rocinha)
- CMS Hamilton Land (Rua Edgard Werneck – 1601, Cidade de Deus)
As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Devem procurar os postos para testagem pessoas com sintomas como febre, calafrio, tosse, coriza, dor de garganta, dor de cabeça, alteração no olfato e/ou paladar.
As recomendações dos infectologistas da Fiocruz sobre a nova variante é uso de máscaras em locais fechados e manter o ciclo vacinal atualizado. A Prefeitura do Rio de Janeiro também tomou essa medida. Se você ainda não tem as quatro doses da vacina, procure na unidade de saúde mais próxima da sua residência.