A 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC) está marcada para acontecer de 4 a 8 de março de 2024, em Brasília e reunirá cerca de 3.000 participantes, incluindo fazedores de cultura, representantes da sociedade civil e gestores. A CNC é organizada pelo Ministério da Cultura (MinC) e o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), o evento tem como tema “Democracia e Direito à Cultura”, destacando a cultura como um direito universal.
Mas o que é a Conferência Nacional de Cultura?
As Conferências Nacionais de Cultura são encontros importantes para discutir e definir as políticas culturais no Brasil. Elas reúnem pessoas de diferentes áreas da sociedade para falar sobre o rumo da cultura no país. Desde a primeira conferência, em 2005, até a mais recente, em 2013, esses encontros têm sido essenciais para fortalecer o Sistema Nacional de Cultura (SNC) e para que mais pessoas participem nas decisões sobre cultura.
A última CNC aconteceu há 10 anos atrás, o que acarretou em poucos avanços no setor cultural do Brasil. Com a sua volta, e com uma programação de cinco dias, a 4ª CNC abordará seis eixos temáticos, desde a institucionalização da cultura até a economia criativa e direitos às artes e linguagens digitais. São eles:
- Eixo 1) Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
- Eixo 2) Democratização do acesso à cultura e Participação Social;
- Eixo 3) Identidade, Patrimônio e Memória;
- Eixo 4) Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
- Eixo 5) Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;
- Eixo 6) Direito às Artes e Linguagens Digitais.
A 4ª CNC busca avaliar conquistas e desafios da política cultural no Brasil e, através dos eixos, propor diretrizes para a construção de um novo Plano Nacional de Cultura (PNC). Este plano orientará as políticas públicas no setor, reforçando o compromisso com a democratização do acesso e a valorização da diversidade cultural. Para Margareth Menezes, Ministra da Cultura, a conferência é fundamental para a expressão da cidadania e diversidade de pensamentos e criações do povo brasileiro. Em 2023, a ministra esteve no Complexo da Penha para ouvir demandas de agentes de promoção da cultura.
Cantores renomados, como Daniela Mercury, Fafá de Belém, Paulinho da Viola e Diogo Nogueira, participarão com performances musicais, celebrando a diversidade cultural brasileira.
Voz das Comunidades na 4ª Conferência Nacional de Cultura
O Voz das Comunidades, representando a região sudeste do Brasil, recebeu um convite especial do Ministério da Cultura para realizar a cobertura da 4ª Conferência Nacional de Cultura. Fique atento nas redes sociais e aqui no portal do Voz das Comunidades para ficar por dentro do que vai rolar na 4ª Conferência Nacional de Cultura.