Pesquisar
Close this search box.

Saiba o que abre e fecha durante o feriado do G20

O decreto da prefeitura determina feriado nos dias 18 e 19 de Novembro
Cúpula do G20. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

No dia 15 de Novembro (sexta-feira), se celebra a Proclamação da República junto aos dias que acontecerão o G20, foi determinado feriado nos dias 18 e 19 de Novembro pela Prefeitura do Rio, além do dia 20 (quarta-feira) que homenageia a Consciência Negra. E para ficar por dentro e se organizar, saiba quais instituições de serviços essenciais estarão abertas e funcionarão regularmente.

Funcionamento das Unidades de Saúde de 15 a 20 de novembro

As unidades 24 horas da rede municipal de saúde – UPAs, hospitais, centros de emergência regional (CERs) e centros de atenção psicossocial (CAPS) tipo III – vão funcionar ininterruptamente de 15 a 20 de novembro, período que engloba os feriados da Proclamação da República e da Consciência Negra e os dias do encontro do G20.

O Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, terá funcionamento normal, das 8h às 22h, durante todos os dias do período. O Super Centro Carioca de Vacinação unidade ParkShoppingCampoGrande também funcionará durante todo o período, de acordo com o horário do centro comercial.

O Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, e as unidades de Atenção Primária – centros municipais de saúde, clínicas da família, centros de atenção psicossocial, policlínicas e centros municipais de reabilitação – funcionarão normalmente nos dias 18 e 19 (segunda e terça-feira) e no sábado, dia 16, em seus respectivos horários. Nos dias 15 e 20, feriados da Proclamação da República e da Consciência Negra, essas unidades não abrirão.

Unidades que funcionam 24 horas

– Hospital Municipal Souza Aguiar – Centro
– Hospital Municipal Miguel Couto – Gávea
– Hospital Municipal Salgado Filho – Méier
– Hospital Municipal Lourenço Jorge – Barra da Tijuca
– Hospital Municipal Pedro II – Santa Cruz
– Hospital Municipal Rocha Faria – Campo Grande
– Hospital Municipal Albert Schweitzer – Realengo
– Hospital Municipal Evandro Freire – Ilha do Governador
– Hospital Municipal Rocha Maia – Botafogo
– Hospital Municipal Francisco da Silva Telles – Irajá
– Hospital Maternidade Fernando Magalhães – São Cristóvão
– Hospital Maternidade Carmela Dutra – Lins de Vasconcelos
– Hospital Maternidade Herculano Pinheiro – Madureira
– Hospital Maternidade Alexander Fleming – Marechal Hermes
– Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda – Centro
– Hospital Maternidade Paulino Werneck – Ilha do Governador
– Hospital da Mulher Mariska Ribeiro – Bangu
– Maternidade Leila Diniz – Barra da Tijuca
– Maternidade da Rocinha – Rocinha
– Serviço de emergência da Policlínica César Pernetta – Méier
– Instituto Municipal Philippe Pinel – Botafogo
– UIS Arthur Villaboim – Paquetá
– UPA de Vila Kennedy
– UPA da Rocinha
– UPA do Complexo do Alemão
– UPA da Cidade de Deus
– UPA Manguinhos
– UPA de Santa Cruz / João XXIII
– UPA do Engenho de Dentro
– UPA de Madureira
– UPA de Costa Barros
– UPA de Senador Camará
– UPA Sepetiba
– UPA Paciência
– UPA Magalhães Bastos
– UPA Rocha Miranda
– UPA Del Castilho
– Centro de Emergência Regional Centro
– Centro de Emergência Regional Leblon
– Centro de Emergência Regional Barra
– Centro de Emergência Regional Ilha
– Centro de Emergência Regional de Realengo
– Centro de Emergência Regional de Campo Grande
– Centro de Emergência Regional Santa Cruz
– Centro de Atenção Psicossocial Maria do Socorro Santos
– Centro de Atenção Psicossocial Franco Basaglia
– Centro de Atenção Psicossocial Fernando Diniz
– Centro de Atenção Psicossocial João Ferreira Filho
– Centro de Atenção Psicossocial Profeta Gentileza
– Centro de Atenção Psicossocial Severino dos Santos
– Centro de Atenção Psicossocial Clarice Lispector
– Centro de Atenção Psicossocial Manoel de Barros
– Centro de Atenção Psicossocial Arthur Bispo do Rosário
– Centro de Atenção Psicossocial Rubens Correa
– Centro de Atenção Psicossocial Lima Barreto
– Centro de Atenção Psicossocial Torquato Neto
– Centro de Atenção Psicossocial Ernesto Nazareth
– Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas Raul Seixas
– Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas Paulo da Portela
– Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas Miriam Makeba
– Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas Antônio Carlos Mussum
– Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas Dona Ivone Lara
– Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil Maria Clara Machado
– Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil Maurício de Souza
– Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil Eliza Santa Roza

Bancos

Em nota a Febraban – Federação Brasileira de Bancos, informou: Nos dias 18 e 19 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro, onde foi decretado feriado municipal em razão da reunião do G20, bancos não funcionarão

Não haverá atendimento presencial ao público nas agências bancárias no Dia da Proclamação da República, celebrado em 15 de novembro (sexta-feira), e no Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro (quarta-feira), feriados nacionais.

Nos dias 18 (segunda-feira), 19 (terça-feira) de novembro, os bancos abrem normalmente, exceto nas localidades onde há feriado municipal, como é o caso da cidade do Rio de Janeiro, onde foi decretado feriado em razão da 19ª reunião do G20.

As transações via PIX ocorrerão normalmente no período. Demais compensações bancárias, incluindo a TED, são efetivadas no dia útil seguinte ao feriado.

Os clientes podem usar as áreas de autoatendimento nas agências disponíveis, e os canais digitais (celulares e computadores) dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas, e demais serviços.

“Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento”, ressalta o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.

Ainda de acordo com o diretor, contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento no feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte. Normalmente os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Transporte

Metrô

O sistema de Metrô Rio funcionará no feriado (15/11) de 7h às 23h, nos feriados do G20 (18 e 19 de Novembro) ficará em sistema padrão de 5h às 00. No dia (20/11), segue a grade do feriado, de 7h às 23h.

Trem

Os trens da SuperVia vão operar com grade de domingos e feriados. Além disso, haverá algumas mudanças na programação operacional para realização de manutenções.

Na segunda (18) e terça-feira (19), a grade será de sábados, com ajustes pontuais ao longo da programação. Na quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, os horários também serão de domingos e feriados. Passageiros do ramal Saracuruna precisam troca de composição na estação Penha.

BRT

De acordo com a Mobi-Rio, na sexta (15) e na quarta-feira (20), a operação segue o planejamento dos sábados. Nos outros dias, o BRT vai circular nos horários normais.

Para quem vai participar dos eventos da Cúpula do G20

Para quem vai acompanhar a programação da Cúpula Social do G20, entre os dias 14 e 16/11, na Praça Mauá, na Zona Portuária, a recomendação da concessionária é fazer a conexão com o serviço do VLT Carioca. Para chegar ao local utilizando o metrô, o desembarque pode ser realizado nas estações Carioca/Centro e Cinelândia/Centro, locais de integração com as composições do VLT, que fazem a interligação entre o Centro e a Região Portuária.

Para mais informação, este link.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
jojobetCasibom GirişDeneme Bonusu Veren SitelercasibomMeritking Girişholiganbet girişbaywinDeneme Bonusu Veren Sitelercasibom girişdeneme bonusuCASİBOM GÜNCEL

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]