O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) abriu para os estudantes e vestibulandos nesta segunda-feira (04) o pedido de isenção da taxa de inscrição para este ano. A solicitação pode ser feita online através do Portal do Participante.
O Enem é um dos principais modalidades de vestibular do país, permitindo um ingresso mais facilitado para instituições de ensino superior do Brasil. É a porta de entrada para ingresso para faculdades públicas e privadas de todo o país.
O prazo vai até o dia 15 de abril. Nesse período, pessoas que faltaram na última edição da prova também podem justificar a ausência no site.
Quem pode solicitar
Para solicitar a isenção do pagamento da taxa do Enem 2022, o interessado precisa estar cursando a última série do ensino médio em escola pública ou que tenha cursado todo o ensino médio em rede pública ou com bolsa integral na educação privada. Além disso, a família precisa ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
Também pode solicitar a isenção o participante que declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), informando o seu Número de Identificação Social (NIS) válido.
Ao solicitar a isenção da taxa, o participante deve apresentar RG do participante e dos demais familiares; cópia do cartão com o NIS válido, no qual está a inscrição no CadÚnico; histórico escolar comprovando a realização de todo o ensino médio em escola pública com assinatura e carimbo da escola. Caso o participante seja bolsista, deverá acrescentar a declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral por todo o ensino médio.
Passo a passo para inscrição
1 – Ao chegar no Portal, clique em “Justificativa de Ausência/Isenção”
2 – Passe pelo desafio e insira seu CPF (apenas números)
3 – Preencha sua data de nascimento e clique para começar.
4 – Concorde com os termos da solicitação de isenção e prossiga para o próximo passo.
5 – Confirme os dados nas tela seguinte:
6 – Insira seu CEP da sua residência. Na próxima etapa, insira número da sua casa e o complemento, caso necessário.
7 – Marque a opção que se encaixa com a sua situação educacional.
8 – Marque a escola que você frequentou.
9 – Caso o sistema detecte que você é maior de idade, ele perguntará se sua certificação de ensino médio foi emitido pelo Encceja. Marque a resposta correspondente e avance.
10 – Insiria o ano de conclusão do seu ensino médio.
11 – O portal solicitará o número NIS. Se não souber o número, acesse o CadÚnico para consultar. Você também marcar a opção “Não tenho NIS” e avançar.
12 – Ao final, role a tela até a parte de baixo para confirmar as informações.
É importante lembrar que a isenção da taxa de inscrição não garante a confirmação no ENEM. Os interessados deverão preencher o formulário na Página do Participante.
Para mais informações, é possível acessar o edital do concurso ou acessar a página do Governo Federal dedicada exclusivamente para o Exame Nacional do Ensino Médio.