Atenção, morador! Quer economizar até 65% na conta de luz? O benefício é concedido pelo governo federal – Tarifa Social de Energia Elétrica – proporcionado às famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único ou que tenham entre seus membros alguém que seja beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O desconto é dado de acordo com o consumo mensal de cada família, que varia de 10% a 65%, até o limite de consumo de 220 kWh.
A Light busca identificar 565 mil famílias que têm o direito, mas não usufruem da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), além de atualizar os cadastros de 168 mil beneficiados pelo Programa que correm o risco de perder o desconto no Estado do Rio.
Saiba como se inscrever na TSEE
Para se cadastrar o benefício, o interessado deve ter em mãos os documentos listados a seguir: NIS ou BPC, CPF, documento de identificação oficial com foto e número da instalação, que aparece na conta de energia. Em seguida, é preciso entrar em contato com a empresa por meio da Agência Virtual (aqui), por meio do WhatsApp (21) 99981-6059 ou pelo 0800-021-0196.
A Tarifa Social de Energia Elétrica é direito do morador da residência, desde que atenda aos requisitos, e não apenas do titular da conta de luz. Ou seja, mesmo que a conta esteja em nome do proprietário de um imóvel alugado, o benefício pode ser concedido para o morador.
Critérios para acessar o benefício:
- Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa
- Beneficiários do BPC
- Famílias com renda mensal de até três salários mínimos que possuam em sua residência uma pessoa com doença ou deficiência que necessite do uso contínuo de equipamentos elétricos, desde que também estejam inscritas no CadÚnico
Segundo a empresa, para acessar estas pessoas, são necessárias buscas ativas de clientes de baixa renda que tenham Número de Identificação Social (NIS) ou recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) e se enquadram nas exigências da TSEE. O cliente que solicitar a Tarifa Social não perde o direito a outros benefícios oferecidos pelo Governo Federal.
A Light também faz a atualização dos cadastros dos beneficiados. Os clientes podem checar se todas as informações estão corretas no CadÚnico, aqui.