Rocinha recebe novos contêineres de lixo de grande capacidade

Os 70 novos contêineres em pontos estratégicos mapeados e distribuídos dentro da comunidade pela Comlurb
Rocinha ganha contêineres de grande capacidade para melhorar coleta de lixo na comunidade - William Werneck/ Comlurb

O lixo é um problema sério em qualquer comunidade. Para facilitar a vida dos moradores e reduzir a proliferação de vetores de doenças, a Comlurb iniciou, na manhã da última terça-feira (10/12), a ampliação da coleta efetiva de resíduos com a instalação de novos contêineres de grande capacidade em favelas cariocas. A Rocinha, na Zona Sul do Rio, foi a primeira a receber os equipamentos. De acordo com o cronograma, comunidades de toda a cidade serão beneficiadas, com as próximas instalações previstas para a Grande Tijuca e outras áreas da Zona Norte.

Os contêineres possuem capacidade de 1.200 litros e são próprios para o despejo automático dos resíduos diretamente nos caminhões basculantes. São 70 novos contêineres em pontos estratégicos para ajudar na diminuição de lixo dentro da favela. A iniciativa prevê o melhor ordenamento dos resíduos, com remoção mais rápida e eficiente do lixo, impedindo que fiquem expostos em via pública.

Flávio Lopes, presidente da Comlurb, destaca: “A Rocinha recebeu novos contêineres, substituindo os 25 antigos, para melhorar a organização e criar mais pontos de entrega voluntária, especialmente em áreas de difícil acesso para a Comlurb. O presidente da companhia, Flávio Lopes, destacou a importância do descarte correto pelos moradores para melhorar a qualidade de vida e facilitar o trabalho da equipe”.

É importante lembrar que a Rocinha já dispõe de três tratores exclusivos para atender as comunidades. Esses tratores possuem dois eixos articulados e independentes, garantindo maior mobilidade e alcance em áreas de difícil acesso, como vias estreitas, curvas fechadas e terrenos íngremes. Além disso, o território possui um triciclo equipado com cesto traseiro, ideal para a coleta de resíduos em becos e vielas. Os serviços de coleta domiciliar e remoção de resíduos são realizados diariamente em toda a comunidade, com até dois turnos por dia.

Desde o final de maio, novos contêineres estão sendo instalados em condomínios de famílias de baixa renda na Zona Oeste, incluindo os do programa Minha Casa, Minha Vida. Até o momento, a Comlurb já posicionou 161 contêineres nesses locais, permitindo que a coleta seja feita dentro das áreas internas dos condomínios. Isso evita o acúmulo de resíduos nas ruas, reduzindo o mau cheiro e a proliferação de vetores.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]