Rocinha e Vidigal ganham Ginásios Educacionais Tecnológicos para alunos do ensino fundamental

Novos GETs vão atender mais de 500 alunos de favelas da zona sul
O novo GET da Rocinha vai atender alunos do Ensino Fundamental. Foto: Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

Através da Secretaria Municipal de Educação (SME), a Prefeitura do Rio entregou dois novos Ginásios Educacionais Tecnológicos (GETs) em favelas da Zona Sul do Rio. As unidades ficam localizadas na Rocinha e no Vidigal, e combinam tradição acadêmica com inovação tecnológica. Ambos os GETs são para alunos do ensino fundamental.

Para Luiz Antonio Guaraná, prefeito que estava em exercício da cidade do Rio de Janeiro na inauguração dos espaços, educação é a política principal de uma cidade, transforma e faz uma comunidade ir para frente. “Estou muito feliz em estar aqui, quero ver essa criançada feliz, se formando. Não existe nenhum país desenvolvimento no mundo que não tenha uma boa política de educação. O combustível que faz a educação funcionar é a curiosidade. E o modelo de ensino do GET provoca essa curiosidade nas crianças”, contou Luiz Antonio.

Na Rocinha, o GET Luiz Paulo Horta atende 218 alunos, divididos em sete turmas do ensino fundamental I. Já o GET Almirante Tamandaré, no Vidigal, também tem sete turmas e atende 314 alunos do mesmo nível.

“É a nossa política pública de Ginásios Educacionais Tecnológicos que se espalha pela cidade. A escola do futuro, pensada aqui no Rio de Janeiro, reúne diferentes áreas do conhecimento, que estimulam o pensamento crítico, a sensibilidade humana e a criatividade”, disse o secretário municipal de educação, Renan Ferreirinha.

O GET tem como objetivo potencializar o desenvolvimento de novas competências e habilidades ao oferecer aos alunos a possibilidade de realizar projetos de forma interdisciplinar para além do livro didático. As escolas também contam com laboratórios maker.

Desde a sua concepção, os GETs têm se destacado pela abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), que tem o objetivo de potencializar o desenvolvimento de novas competências e habilidades ao oferecer aos alunos a possibilidade de realizar projetos de forma interdisciplinar para além do livro didático. As escolas contam com laboratórios equipados com tecnologia avançada e programas educacionais dinâmicos, com aulas de programação e robótica. Tudo para preparar os jovens para os desafios do mercado de trabalho moderno, capacitando uma nova geração de líderes e pensadores criativos.

A rede municipal já tem mais de 100 Ginásios Educacionais Tecnológicos, atendendo a mais de 50 mil alunos. A previsão da prefeitura é de ter pelo menos 200 unidades deste novo modelo de escola até o fim de 2024.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]