O que era para ser apenas uma passagem entre o Inferno Verde e a Canitar, vem se tornando, cada vez mais, um pesadelo para moradores do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio. Na descida conhecida como Rua das Torres, o risco de desabamento assola os que habitam a localidade, já que, quando chove, a passagem fica impossibilitada. Uma pedra chegou a rolar do morro que fica em frente à casa de uma moradora e, hoje, já faz parte do matagal que tomou conta do local.
Luciana Lima, de 32 anos, é técnica de enfermagem e mora no Alemão desde que nasceu. Ela conta que esse caminho sempre foi um problema na hora de descer, mas que piorou após as obras do PAC, que nunca foram concluídas. “Ficou pior que antes. Quando chove, a água entra dentro das casas dos moradores da parte baixa, é horrível! Aqui nós temos muitos idosos, pessoas com problemas respiratórios, que quando passam, fica difícil até para o SAMU ou Corpo de Bombeiros socorrer”, explica Luciana.
Luciana ressalta que este lado da comunidade sempre foi muito abandonado. “Nós temos medo do morro descer abaixo, porque uma parte do campo já cedeu. Não conseguimos dormir direito com medo o tempo todo por conta das chuvas fortes que estão acontecendo esses dias. Sem contar que eu tenho uma mãe que está morando de favor na casa de uma outra irmã minha porque, além de ser idosa, ela operou recentemente a perna por uma queda. Estando aqui, ela não consegue nem subir nem descer o morro porque não tem onde apoiar e sem contar aqui escorrega muito e ela pode cai machucar de novo ela tem maior vontade de voltar pra casa”, relata.