Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Riocard Mais Escolar: Tire dúvidas sobre o passe de estudantes da rede

Com a proximidade das aulas, é importante estar atento sobre o uso Riocard Mais Escolar
(Imagem: Reprodução)

Dia 6 de fevereiro começa o ano letivo na rede pública do Rio de Janeiro e os alunos podem aproveitar estes últimos dias de férias para se programar para o início das aulas, inclusive na questão do transporte público. Alunos da rede tem direito ao Riocard Mais Escolar. É importante estar atento aos trâmites de emissão do passe escolar para não encontrar problemas na hora ir para aula.

Confira pontos importantes.

  • Quem tem direito ao cartão Escolar?
    Todos os alunos regularmente matriculados na rede municipal e que precisem do cartão para a locomoção no trajeto casa-escola-casa, que tenham idade mínima a partir de 5 anos completos.
  • O cartão é pago?
    Não. A primeira via é gratuita. Caso o aluno perca seu cartão, deverá pagar o valor vigente para a confecção da 2a via, exceto em casos de roubos e furtos com apresentação de Boletim de Ocorrência.
  • É obrigatória a presença do aluno para emissão da 1 via?
    Sim! Pois no local é capturada a foto do estudante. Assim, é imprescindível o comparecimento do aluno a uma das lojas de atendimento à gratuidade da Riocard Mais

Garantindo a segurança e evitando usos indevidos do cartão Riocard Mais Escolar, câmeras foram instaladas nos coletivos dos ônibus, junto dos validadores. Quando o aluno passa pela catraca, as câmeras instaladas fotografam o aluno e o sistema de reconhecimento facial verifica se o usuário do cartão é o mesmo do cartão.

Para aqueles que estão entrando na rede municipal ou estão reativando a sua matrícula, é necessário aguardar que a Secretaria Municipal de Educação envie seus dados à Riocard Mais. Se você se encaixa nessa categoria, pode saber como está o processo na escola onde você irá estudar. A SME informou que esse processo não costuma demorar. Depois disso, já será possível emitir a primeira via do seu Riocard Mais Escolar.

  • Como faço para emitir a primeira via?
    Alunos e responsáveis deverão comparecer a uma unidade Riocard Mais com atendimento à gratuidade e apresentar uma lista de documentos.
    • Os documentos são:
      • documento de identificação oficial com foto ou certidão de nascimento;
      • comprovante de residência de até 3 meses;
      • declaração escolar original carimbada e assinada pelo diretor com validade de 30 dias;
      • CPF caso possua.
    • O atendimento para a 1º via é até às 16h, nas seguintes unidades:
      • Riocard Mais Carioca – Rua Uruguaiana, 7 – Centro;
      • Rua Tonelero, s/n – Copacabana;
      • Rua Arquias Cordeiro, s/n – Méier;
      • Rua Aurélio Figueiredo, 15 – Loja 26 A e B – Campo Grande (terminal Campo Grande).

Observação: Durante os meses de janeiro e fevereiro, excepcionalmente, não será solicitada a declaração escolar para emissão da 1ª via. O cartão costuma ficar pronto em poucos dias.

  • Já sou aluno da rede municipal desde o ano passado, mas ainda não tenho cartão escola. Posso fazer minha 1ª via de cartão agora?
    Sim! Basta comparecer a uma das lojas citadas acima com os documentos obrigatórios.
  • Emissão da 2ª via:
    Para fazer a Basta entrar em contato com o Riocard Mais Atende pelo telefone (21) 2127-4000
  • Minha foto é antiga. Preciso fazer outro cartão?
    Não. Se o aluno estiver com a foto desatualizada, pode comparecer a uma loja Riocard Mais com atendimento à gratuidade (todas as citadas acima) com seu documento de identificação oficial original. A loja captura a foto atual, que fica então armazenada no cadastro do aluno. Não é necessário emitir novo cartão para isso. Caso opte pela emissão de uma nova via, esta será paga.
  • Já tenho o cartão, mas troquei de escola, o que devo fazer?
    Se você já possui o cartão Passe Escolar e mudou de escola dentro do município do Rio de Janeiro não é necessário emitir outro cartão. Já se a sua última escola era da rede estadual será necessário fazer a 1ª via do cartão Passe Escolar, pois o aluno SEEDUC utiliza o Vale Educação, que não é válido para uso em outra rede de ensino.
  • Posso utilizar meu cartão em todos os meios de transporte?
    O cartão Passe Escolar, emitido pela Riocard Mais, é aceito em ônibus, BRT e vans legalizadas e também nas barcas, caso elas façam parte do trajeto casa x escola x casa.
  • Posso emprestar meu cartão?
    Não! O Passe Escolar é pessoal e intransferível, portanto, não deve ser emprestado e o aluno deve estar uniformizado ao utilizá-lo. No caso de ocorrência, o cartão é bloqueado no validador do transporte. Para desbloqueio, o titular deverá ir até uma agencia Riocard Mais.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]