O maior baile funk do mundo está de volta. A “Rio Parada Funk”, que reúne todas as gerações e tendências da massa funkeira, acontecerá na Praça da Apoteose, Zona Central do Rio, de 11h às 19h, no próximo domingo (6).
Ano passado, o projeto completou 10 anos, mas teve que acontecer sem público em formato de “live” por conta da pandemia. O evento foi transmitido diretamente da Rocinha, favela na Zona Sul do Rio. Agora, retorna gratuitamente com 11 equipes de som e várias atrações, como DJ Rennan da Penha e MC Smith.
A Rio Parada Funk surgiu como um grito de resistência, em 2011. Isso porque, em 2007, o então Secretário de Estado de Segurança e arquiteto-chefe da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora da Polícia Militar, José Mariano Beltrame, criou a Resolução 013. A medida proibia os bailes funk nas favelas do Rio de Janeiro, o que aumentou a repressão à cultura de favela. Com isso, surgiu a ideia de realizar, simplesmente, o maior baile funk do mundo no Centro da cidade, com vários paredões de som. Uma missão que parecia impossível devido à conjuntura política da época.
Ingressos
Para retirar o ingresso, os interessados podem acessar o site (https://www.sympla.com.br/evento/rio-parada-funk-2022/1748827). A entrada é gratuita, mas é necessário levar 1kg de alimento não perecível.
Para mais informações, a equipe do Rio Parada Funk está publicando tudo na página do Instagram:@rioparadafunk