Responsável relata falta de climatização e superlotação na Escola Municipal Mourão Filho

Segundo informações, a escola sofre com falta de verba; Escola Municipal Ceará também enfrenta problemas semelhantes quanto à climatização
Foto: Uendell Vinicius / Voz das Comunidades

Responsável relata que a Escola Municipal Prof. Mourão Filho, localizada na rua Aristóteles Ferreira, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio, está sem climatização e superlotação em salas de aula.

Entramos em contato com Alessandra, diretora da escola, e foi respondido que todas as salas têm pelo menos um ar condicionado e entre três e quatro ventiladores, o que não é o ideal, mas a escola sofre com falta de verba. Ainda de acordo com Alessandra, a escola fez a manutenção de todos os aparelhos nesse início de ano, sendo o último colocado ontem (17). 

A escola garante que está adotando todas as medidas determinadas pela Prefeitura como atividades físicas em ambientes fechados e também conscientização dos alunos de tomar água no colégio. Os alunos estão sendo liberados, caso o responsável solicite buscá-los mais cedo. Em relação a superlotação foi informado que as turmas estão cheias com número de alunos no limite do permitido, mas sem ultrapassar o número determinado pela SME (Secretaria Municipal de Educação). 

A equipe do Voz das Comunidades entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação que em nota ressaltou que na escola todas as salas têm pelo menos 1 aparelho em pleno funcionamento, além de três ventiladores e que estão sendo promovidas melhorias constantes na unidade, tanto na climatização quanto na hidratação. Além disso, foi mencionado que a Secretaria investiu em climatização R$ 218 milhões desde o início da gestão do prefeito Eduardo Paes, em 2021. Das 1.557 unidades escolares na rede, 99,5% estão climatizadas. Ao todo, estão em funcionamento quase 30.000 aparelhos de ar-condicionado. Nas poucas escolas pendentes de climatização, a Secretaria aguarda o aumento de carga a ser feito pela empresa Light para que a instalação dos aparelhos de ar-condicionado possa ser realizada. Por fim, finalizou dizendo que tem focado na hidratação constante dos alunos e profissionais, além de intensificar a distribuição de frutas nas escolas. As atividades realizadas em áreas externas, como Educação Física, estão proibidas ou deverão ser transferidas para locais internos.

Escola Municipal Ceará vive situação parecida

A Escola Municipal Ceará enfrenta problemas semelhantes de climatização. Um responsável, que preferiu não se identificar, relatou que a situação na unidade tem sido insustentável para os alunos, que sofrem com o calor. “Existem aparelhos (ar-condicionado) na escola porém não funcionam, os alunos estão vivendo dias terríveis lá, além disso água dos bebedouros está quente”, disse.

Além do desconforto, o responsável destacou que a situação tem levado muitas crianças a passarem mal, o que tem preocupado os pais: “Muitos responsáveis não estão mandando os filhos e nos preocupamos com número de faltas, porque todos os dias as crianças saem passando mal”, relata. Segundo a fonte, os responsáveis se mobilizam para realizar uma manifestação pacífica amanhã (21), às 7h30, na entrada da escola.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]