Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

“Queremos que a Zona Oeste seja referência no Passinho”: Evento acontecerá todos os sábados de julho em quatro favelas da ZO 

Evento tem como intuito fomentar e difundir o passinho, Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro, por meio de ações em diferentes bairros da Zona Oeste do Rio
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Para os amantes da arte de rabiscar ao som das batidas do funk carioca, há um encontro marcado todos os sábados do mês de julho: a 3ª edição do ‘Passinho da ZO’. O evento, que iniciou no último sábado (6) e permanece até o dia 27 de julho, tem como intuito fomentar e difundir o passinho, Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro, por meio de ações em diferentes bairros da Zona Oeste do Rio. 

O evento vai fazer uma circulação levando o passinho para quatro favelas da região e vai contar, nos dias 13, 20 e 27, com intérprete de libras e audiodescrição – no último sábado (27), haverá acessibilidade arquitetônica. ‘Passinho ZO’ é composto por apresentações de dança, workshop, realização de oficinas de passinho e batalhas de dança, que tem inscrição gratuita, com prêmios, tudo em torno da cultura do passinho do funk carioca.

Kinho JP, um dos criadores do projeto, conta que a ideia surgiu de uma ligação muito forte com a dança do passinho. “Comecei a observar que o processo de desenvolvimento do passinho vinha caindo nos últimos anos e que um dos motivos era que os eventos que o fomentavam estavam mais escassos e também que muitas pessoas tiveram que largar o movimento para seguir outras profissões. Percebi que poderia contribuir para que ele voltasse a ter mais holofotes, como há alguns anos atrás, e isso foi um ponto de partida para a gente começar a estruturar essas ideias”, conta.

“Chamei Thamires Candida, Bruna Basto e Brendo Edson, que são artistas que tem ligação com o funk e com o passinho, todos da zona oeste, para colaborar comigo e juntos criamos essa iniciativa.”

Kinho revela que o objetivo é fazer com que a Zona Oeste seja uma referência quando falarem do Passinho. “Queremos entregar um projeto à altura dele e dos seus praticantes que treinam diariamente e se empenham para entregar bons trabalhos.”

Programação

  • Dia 06/07 

Horário: 19h às 21

Apresentações dos Bondes

Os Dançarinos brabos e Os Mister passistas 

Local: Rua São Cristiano 174 (Quadra do São Bento)

  • Dia 13/07

Horário: 15h às 16:30h

Workshop de passinho

Professora: May Idd

Local: Av Brasil 34.320 Vila Kennedy 

(Unidos da vila Kennedy)

  • Dia 20/07

Horário: 14h às 17h

Workshop + Treino

Collab ZO Artes 

Professor: Pablinho DB

Local: Estrada da Tutóia 1980 cosmos (Dance ZO)

  • Dia 27/07

Horário: 13h às 18h

Batalha de passinho + mesa de debate + corte de cabelo gratuito

Endereço: R. Mal. Falcão da Frota – Padre Miguel (Vila Olímpica Mestre André) 

Jurades: André DB (campeão da primeira edição), Sidy IDD (campeão da segunda edição) e Leandra Perfect (Jurada Relíquia)

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]