Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Quadrilhas se apresentam no Arraiá do Alemão e arrancam aplausos da plateia

Grupo fizeram da noite do Arraiá um espetáculo com brilho, sorrisos e muita dança
Foto: Hector Santos / Voz das Comunidades

Produção: Samantha Millan

Brincante. Teatral. Coreografada. Historiadora. Colorida. São tantos os adjetivos que formam as quadrilhas de São João que se apresentaram no Arraiá do Alemão neste sábado (8). A festa das quadrilhas começou às 21h e tirou o ar do público que registrou tudo em flashes e câmeras. Um show de muito brilho na noite de São João no Alemão

Diretamente de Campo Grande, a Quadrilha Junina Fazendão de CG trouxe o tema “Os reis do Nordeste – Festa, cultura e tradição.

Uma quadrilha Junina que está montando um lindo espetáculo para você festeiro e seus convidados amar.” O Tema trás a história do folclore brasileiro nordestino. É o que diz o narrador da quadrilha, Felipe Machado, de 36 anos. “Viemos enaltecendo Luís Gonzaga e grandes nomes nordestino, além de trazer as grandes festas nordestinas, culinária e contar um pouco sobre o povo do Nordeste. Contamos a história de Tudo o que faz o Nordeste ser único.”

Foto: Hector Santos / Voz das Comunidades

Quadrilha usou canções nordestinas e diversos hits juninos, além do samba enredo de 2013 da Vila Isabel, “A Vila canta o Brasil, celeiro do mundo” e sambas tradicionais.

A quadrilha Santa Rita foi fundada em 1995 em Ramos, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Com o tema
“Guerra no sertão ou amor no coração? Batalha entre reis faz a festa no São João”, a Santa Rita se concretiza como um grupo vibrante e apaixonado. Na apresentação, a quadrilha levou alegria e entusiasmo para cada apresentação.

Luizi dos Santos, de 21 anos, é dançarina da Santa Rita. Ela conta que, através do tema, a quadrilha levará uma história fictícia de Luiz Gonzafa e Alcymar Monteiro, rei do forró e baião. “Vamos mostrar uma disputa nordestina. Para mim é muito importante estar aqui no arraia do alemão pela segunda vez para mantermos e levarmos a cultura nordestina para o território e para prestigiar essa festa linda”. A Santa Rita tirou o terceiro lugar no torneio de Ensaio pela federação Festrilha do Rio de Janeiro no Parque Municipal de Nilópolis em 2024. Ela também foi vice-campeã no Torneio de Ensaio da federação LIQUERJ em 2024 no CLUBE DOS ALIADOS – Campo grande em 2024, campeã das Classificatórias da federação AQUARIO em São João de Meriti em 2023. Vice-campeã regional pela federação FIGDQUERJ no clube CCIP DE PILARES em 2022.

Confira fotos da apresentação

O Arraiá do Alemão será o nosso maior público!”

De São João de Meriti para o mundo! O Junina Dançast veio ao mundo em 2013 e, desde lá, foram apresentações com muito colorido e sorrisos. Em 2024, a quadrilha faz uma viagem rumo ao Pará, contando sua cultura, temperos, a fé do povo paraense e as lendas encontradas neste estado rico de ritmos e cores.

O Junina Cast é uma quadrilha que já foi bi-campeã do arraial cordovilense, nos anos de 2016 e 2019. Foi vice em 2023 e, neste ano, foi campeã do Arraiá Juba do Leão.

“Muito gratificante estar pela segunda vez no Arraiá do Alemão. É sinal de trabalho reconhecido e mais visibilidade para o nosso grupo. É muito importante para a gente Trazer um pouco da cultura nordestina”, diz Leandro Santos da Silva, 38 anos, presidente da Quadrilha Junina Dançast.

Fazendo uma festa de levantar poeira, o Forrozão Junino chegou com tudo no Arraiá do Alemão. Fundado em 2008, no bairro de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Com o tema “Dom Qui-Xote”
A quadrilha Forrozão Junino tem como objetivo promover a cultura junina carioca em eventos públicos e privados no estado do Rio de Janeiro.

Ao longo dos anos, o grupo tem conquistado títulos, como o de melhor apresentação e melhor figurino. Figurino que é cuidadosamente construído de acordo com a narrativa do espetáculo proposto para cada ano. Além da dança, a Quadrilha Forrozão Junino também se envolve em atividades culturais, como oficinas de corte e costura, criação de adereços e alegorias, e confecção de figurinos para a temática escolhida. O grupo é composto por cerca de 70 pessoas, incluindo dançarinos, produtores e diretores.

Entre os títulos conquistados pelo Forrozão Junino, são eles, campeão da Festrilha do Rio 2017/2018, campeã Aquário 2023, campeão Liquerj 2023, representante Nacional em 2022, melhor Casal de Noivos e melhor Rainha 2024

O grande orgulho da quadrilha é o seu papel social para com diversos grupos de diferentes comunidades, além de levantar as bandeiras dos temas de inclusão e diversidade. “Nós também ensinamos a fazer adereço, procuramos vagas de emprego e, culturalmente falando, levamos a cultura junina como ponto de pensamento. O tema desse ano é Dom Quixote. Que é um personagem Depressivo. Contamos sua história no sertão e unimos a literatura nordestina com a intenção de mostrar que a Cultura cura as pessoas”, relata Bruno Santos, presidente da Quadrilha.

Foto: Hector Santos / Voz das Comunidades

Fundada em 2001, a quadrilha São Judas nasceu em Anchieta, Rio de Janeiro. Este ano, a quadrilha apresentou uma história que tem como pano de fundo dois adolescentes que se apaixonam em uma noite de São João. Com o tema ‘Fagulhas’, o grupo irá provocar todos a se inspirarem no visual das festas de São João espalhando muitas fagulhas pelos Arraiás .

A São Judas foi tetracampeã da AQUARIO (2016, 2017,2019,2022), bicampeã da FESTRILHA DO RIO (2016 e 2018), Campeã interestadual (2017)
Top 10 quadrilhas do Brasil no concurso nacional organizado pela CONFEBRAQ em Brasília (2019)

“Muito importante manter a tradição nordestina viva, pq hoje em dia tudo se perde muito rápido. Sou nordestina, de Maranhão então é especial para mim estar aqui com diversas outras quadrilhas e contar a história do meu povo.”, diz Karlianne Soraya, dançaria da quadrilha.

Confira fotos:

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Veja também

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]