Produção: Samantha Millan
Brincante. Teatral. Coreografada. Historiadora. Colorida. São tantos os adjetivos que formam as quadrilhas de São João que se apresentaram no Arraiá do Alemão neste sábado (8). A festa das quadrilhas começou às 21h e tirou o ar do público que registrou tudo em flashes e câmeras. Um show de muito brilho na noite de São João no Alemão
Diretamente de Campo Grande, a Quadrilha Junina Fazendão de CG trouxe o tema “Os reis do Nordeste – Festa, cultura e tradição. Uma quadrilha Junina que está montando um lindo espetáculo para você festeiro e seus convidados amar.” O Tema trás a história do folclore brasileiro nordestino. É o que diz o narrador da quadrilha, Felipe Machado, de 36 anos. “Viemos enaltecendo Luís Gonzaga e grandes nomes nordestino, além de trazer as grandes festas nordestinas, culinária e contar um pouco sobre o povo do Nordeste. Contamos a história de Tudo o que faz o Nordeste ser único.”
Quadrilha usou canções nordestinas e diversos hits juninos, além do samba enredo de 2013 da Vila Isabel, “A Vila canta o Brasil, celeiro do mundo” e sambas tradicionais.
A quadrilha Santa Rita foi fundada em 1995 em Ramos, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Com o tema
“Guerra no sertão ou amor no coração? Batalha entre reis faz a festa no São João”, a Santa Rita se concretiza como um grupo vibrante e apaixonado. Na apresentação, a quadrilha levou alegria e entusiasmo para cada apresentação.
Luizi dos Santos, de 21 anos, é dançarina da Santa Rita. Ela conta que, através do tema, a quadrilha levará uma história fictícia de Luiz Gonzafa e Alcymar Monteiro, rei do forró e baião. “Vamos mostrar uma disputa nordestina. Para mim é muito importante estar aqui no arraia do alemão pela segunda vez para mantermos e levarmos a cultura nordestina para o território e para prestigiar essa festa linda”. A Santa Rita tirou o terceiro lugar no torneio de Ensaio pela federação Festrilha do Rio de Janeiro no Parque Municipal de Nilópolis em 2024. Ela também foi vice-campeã no Torneio de Ensaio da federação LIQUERJ em 2024 no CLUBE DOS ALIADOS – Campo grande em 2024, campeã das Classificatórias da federação AQUARIO em São João de Meriti em 2023. Vice-campeã regional pela federação FIGDQUERJ no clube CCIP DE PILARES em 2022.
Confira fotos da apresentação
O Arraiá do Alemão será o nosso maior público!”
De São João de Meriti para o mundo! O Junina Dançast veio ao mundo em 2013 e, desde lá, foram apresentações com muito colorido e sorrisos. Em 2024, a quadrilha faz uma viagem rumo ao Pará, contando sua cultura, temperos, a fé do povo paraense e as lendas encontradas neste estado rico de ritmos e cores.
O Junina Cast é uma quadrilha que já foi bi-campeã do arraial cordovilense, nos anos de 2016 e 2019. Foi vice em 2023 e, neste ano, foi campeã do Arraiá Juba do Leão.
“Muito gratificante estar pela segunda vez no Arraiá do Alemão. É sinal de trabalho reconhecido e mais visibilidade para o nosso grupo. É muito importante para a gente Trazer um pouco da cultura nordestina”, diz Leandro Santos da Silva, 38 anos, presidente da Quadrilha Junina Dançast.
Fazendo uma festa de levantar poeira, o Forrozão Junino chegou com tudo no Arraiá do Alemão. Fundado em 2008, no bairro de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Com o tema “Dom Qui-Xote” A quadrilha Forrozão Junino tem como objetivo promover a cultura junina carioca em eventos públicos e privados no estado do Rio de Janeiro.
Ao longo dos anos, o grupo tem conquistado títulos, como o de melhor apresentação e melhor figurino. Figurino que é cuidadosamente construído de acordo com a narrativa do espetáculo proposto para cada ano. Além da dança, a Quadrilha Forrozão Junino também se envolve em atividades culturais, como oficinas de corte e costura, criação de adereços e alegorias, e confecção de figurinos para a temática escolhida. O grupo é composto por cerca de 70 pessoas, incluindo dançarinos, produtores e diretores.
Entre os títulos conquistados pelo Forrozão Junino, são eles, campeão da Festrilha do Rio 2017/2018, campeã Aquário 2023, campeão Liquerj 2023, representante Nacional em 2022, melhor Casal de Noivos e melhor Rainha 2024
O grande orgulho da quadrilha é o seu papel social para com diversos grupos de diferentes comunidades, além de levantar as bandeiras dos temas de inclusão e diversidade. “Nós também ensinamos a fazer adereço, procuramos vagas de emprego e, culturalmente falando, levamos a cultura junina como ponto de pensamento. O tema desse ano é Dom Quixote. Que é um personagem Depressivo. Contamos sua história no sertão e unimos a literatura nordestina com a intenção de mostrar que a Cultura cura as pessoas”, relata Bruno Santos, presidente da Quadrilha.
Fundada em 2001, a quadrilha São Judas nasceu em Anchieta, Rio de Janeiro. Este ano, a quadrilha apresentou uma história que tem como pano de fundo dois adolescentes que se apaixonam em uma noite de São João. Com o tema ‘Fagulhas’, o grupo irá provocar todos a se inspirarem no visual das festas de São João espalhando muitas fagulhas pelos Arraiás .
A São Judas foi tetracampeã da AQUARIO (2016, 2017,2019,2022), bicampeã da FESTRILHA DO RIO (2016 e 2018), Campeã interestadual (2017)
Top 10 quadrilhas do Brasil no concurso nacional organizado pela CONFEBRAQ em Brasília (2019)
“Muito importante manter a tradição nordestina viva, pq hoje em dia tudo se perde muito rápido. Sou nordestina, de Maranhão então é especial para mim estar aqui com diversas outras quadrilhas e contar a história do meu povo.”, diz Karlianne Soraya, dançaria da quadrilha.
Confira fotos: