Com o objetivo de fortalecer ações de proteção social, elevação escolar e formação profissional para jovens de 15 a 24 anos, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) vai começar a atender no Complexo do Alemão, Penha, Manguinhos e Maré.
O projeto visa oferecer bolsas para jovens destes territórios que vivenciaram os sistemas socioeducativo e/ou penal e atuará em 5 frentes: articulação territorial; mobilização e fortalecimento da rede de proteção local; Acolhimento dos jovens participantes do projeto; Acompanhamento psicossocial e de redução de riscos e danos para jovens; Formação profissional.
E a primeira reunião já tem data marcada. Será dia 5/9 às 18h, na Nave do Conhecimento da Nova Brasília, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio e todos os interessados no programa estão convidados.
O Pronasci é um programa de governo federal brasileiro, para diminuir os indicadores de criminalidade nas regiões metropolitanas mais violentas do Brasil. O programa contabiliza um total de 94 ações que envolvem a União, estados, municípios e a própria comunidade.