Ainda era março de 2022 quando o governo estadual do Rio de Janeiro iniciou as obras de recuperação no teleférico do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A promessa de entrega era agosto de 2023. O ano virou, a obra ficou mais cara, a entrega foi adiada… E até agora, nada.
Em agosto deste ano, o Teleférico do Alemão estampou a capa do jornal impresso do Voz das Comunidades. Na época, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Cidades (SEIC) informou que a obra estava 89% pronta que faltavam poucos detalhes. Ainda segundo o órgão, foram realizados reparos nos sistemas elétricos, de iluminação e controle, instalações mecânicas e outros acabamentos.
Dezembro de 2023 chegou e a obra, ao que parece, parou nos 89%. O teleférico não deu sinais de muitos avanços e continua parado, com acabamentos ainda por fazer.
O Voz das Comunidades entrou em contato com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas (SEIOP), para saber sobre a procedencia da obra de recuperação. Em resposta, o órgão informou que “o investimento atual na reforma das seis estações do Teleférico do Alemão, que se encontra em fase de finalização, é de R$ 24,5 milhões. Esse valor corresponde às obras civis de recuperação dos imóveis. Os próximos passos são a modernização do sistema e a licitação para a compra do cabo que sustenta as 152 gôndolas, num investimento de cerca de R$ 150 milhões“. Questionada sobre os prazos, a secretaria não respondeu.