Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Academia de balé da Cidade de Deus oferece aulas de reforço escolar e alfabetização para cerca de 100 crianças 

Aulas são ministradas por uma ex-aluna do projeto que cursa Pedagogia
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Há mais ou menos um ano, uma iniciativa significativa surgia na Academia de Dança Valéria Martins, na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Juntando a paixão pelo balé à busca pela melhoria das notas escolares, Valéria Martins, a fundadora da academia, iniciou o reforço escolar e alfabetização gratuitos para as crianças da comunidade. 

Hoje, cerca de 100 alunos a partir do 1º ano do ensino fundamental são atendidos gratuitamente com as aulas ministradas por Eyshilla Monsor, estudante de Pedagogia, que também é ex-aluna da academia. E, segundo Valéria, a parceria com a empresa Fênix Consultoria tem sido uma mão na roda: “Eles me ajudam a pagar uma ajuda de custo para a professora, porque não temos nenhum financiamento ou edital”. 

Ainda, há aulas de alfabetização para crianças de 10 a 12 anos. De acordo com Valéria, as maiores dificuldades dos alunos que frequentam a academia são “memorizar, ler, adaptar-se a uma rotina e ter uma disciplina de estudos”. 

E, de onde a ideia surgiu? Quando alguns pais não deixaram seus filhos participarem de competições de balé porque eles não estavam indo bem na escola e tinham dificuldades com o português. Valéria Martins explica que isso fez com que a comunidade local se unisse para ajudar as crianças. 

A fundadora do projeto acredita que Arte e Educação andam de mãos dadas. “Ambas transformam o mundo, estão transformando a nossa comunidade. Temos algumas crianças que passam todas as tardes conosco porque estão apaixonadas pelas aulas”, disse.

Para conhecer mais do projeto: https://www.instagram.com/acad_valeriamartins/

Para qualquer tipo de ajuda financeira: 2197079-1912 (PIX da Academia de Dança Valéria Martins)

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]