Há mais ou menos um ano, uma iniciativa significativa surgia na Academia de Dança Valéria Martins, na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Juntando a paixão pelo balé à busca pela melhoria das notas escolares, Valéria Martins, a fundadora da academia, iniciou o reforço escolar e alfabetização gratuitos para as crianças da comunidade.
Hoje, cerca de 100 alunos a partir do 1º ano do ensino fundamental são atendidos gratuitamente com as aulas ministradas por Eyshilla Monsor, estudante de Pedagogia, que também é ex-aluna da academia. E, segundo Valéria, a parceria com a empresa Fênix Consultoria tem sido uma mão na roda: “Eles me ajudam a pagar uma ajuda de custo para a professora, porque não temos nenhum financiamento ou edital”.
Ainda, há aulas de alfabetização para crianças de 10 a 12 anos. De acordo com Valéria, as maiores dificuldades dos alunos que frequentam a academia são “memorizar, ler, adaptar-se a uma rotina e ter uma disciplina de estudos”.
E, de onde a ideia surgiu? Quando alguns pais não deixaram seus filhos participarem de competições de balé porque eles não estavam indo bem na escola e tinham dificuldades com o português. Valéria Martins explica que isso fez com que a comunidade local se unisse para ajudar as crianças.
A fundadora do projeto acredita que Arte e Educação andam de mãos dadas. “Ambas transformam o mundo, estão transformando a nossa comunidade. Temos algumas crianças que passam todas as tardes conosco porque estão apaixonadas pelas aulas”, disse.
Para conhecer mais do projeto: https://www.instagram.com/acad_valeriamartins/
Para qualquer tipo de ajuda financeira: 2197079-1912 (PIX da Academia de Dança Valéria Martins)