Projeto no Complexo da Pedreira, em Costa Barros, quer transformar a realidade de crianças e adolescentes através da Música

Sala foi inaugurada no mês passado, em 12 de março de 2024
Foto: Rayane Francisco / Recriando Raízes
Foto: Rayane Francisco / Recriando Raízes

Uma das sete artes clássicas está sendo inserida na vida de crianças e adolescentes do Complexo da Pedreira, em Costa Barros, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Atualmente, 80 alunos de 8 a 14 anos frequentam, no contraturno escolar, a Sala de Música Filipe Lübe, que fica dentro da ONG Recriando Raízes. A sala foi inaugurada no mês passado, em 12 de março de 2024.

A sala faz parte do legado de um engenheiro apaixonado por Música, o Filipe. Com seu falecimento precoce, aos 36 anos, os amigos ser reuniram para construir a sala de música em homenagem a ele. Sempre envolvido com notas, acordes e com o social, Filipe deixou uma sementinha plantada em todos ao seu redor, motivando assim uma pesquisa em instituições comprometidas com o que ele acreditava. E, foi assim, que encontraram a Recriando Raízes. Após a aproximação, surgiu um financiamento coletivo permitindo a realização do sonho de Filipe, que alcançará novos sonhos.

Para a vice-presidente da ONG, Vitória Rocha, é essencial do ensino a Música para as crianças do território. “A música está presente na educação dos cidadãos desde a Grécia antiga. É uma linguagem universal que ultrapassa eras e, para as crianças, é extremamente importante no desenvolvimento cognitivo. Por meio da música diversos sentidos são aguçados propiciando a essas crianças um maior entendimento do mundo onde vivem e principalmente do alcance que esta arte pode ter em suas vidas”, explicou. 

Foto: Rayane Francisco / Recriando Raízes

Ao todo, o conteúdo abrange 22 temas distintos que somam entre si, do teórico ao prático. As aulas são ministradas pelo professor Júlio César, que tem formação em Licenciatura Plena em Educação Musica. Para quem ficou curioso com as matérias, aqui estão elas: História musical; Análise musical; Fundamentos da harmonia; História da música internacional e nacional; Música contemporânea; Música brasileira; Acústica; Percepção musical; Composição; Regência; Orquestra; Tecnologias em música; Conhecimento de instrumentos e Análise da prática da música; Percepção Musical; Canto Coral; Fundamentos da Música; Prática Vocal; Musicalização; Música brasileira; Expressão Corporal e Prática de grupo.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]