Projeto Legado, no Complexo do Alemão, conquistou 16 medalhas em Torneio de Taekwondo

A iniciativa impacta a vida de 100 crianças e famílias no CPX
Medalhistas na Copa Engel Team Taekwondo 2025. Foto: Rafael Arantes| reprodução

O resultado no torneio foi fruto do trabalho coletivo de toda a equipe, professores e das famílias que acreditam no Projeto Legado TKD Team. Na Copa Engel Team Taekwondo 2025, a equipe levou 18 atletas que conquistaram 16 medalhas: 10 de ouro, 5 de prata e 1 de bronze. O desempenho garantiu ao Projeto o 3º lugar geral entre 24 equipes participantes e teve dois grandes destaques individuais: melhor atleta cadete masculino (faixa colorida) e melhor atleta infantil masculino (faixa colorida).

“Voltar com tantas medalhas foi a confirmação de que estamos no caminho certo. A favela tem potência, talento e disciplina. Seguiremos firmes, treinando com foco e lutando com coração. Cada conquista é coletiva, e o que estamos construindo vai muito além das medalhas, estamos formando cidadãos, líderes e multiplicadores de esperança. Criando legados, deixando nossa marca no mundo”, afirma Maria Mariá, fundadora e professora de Taekwondo dentro do projeto.

Maria Mariá, fundadora e professora de Taekwondo do Legado TKD Team. Foto: reprodução

O Legado TKD Team atua como uma ferramenta de transformação social no Complexo do Alemão, promovendo segurança, pertencimento e desenvolvimento integral para crianças e jovens. Atualmente, atende cerca de 100 crianças e suas famílias, que participam de atividades em um ambiente educativo e esportivo. Por meio do Taekwondo, há uma união de laços familiares e comunitários, contribuindo para a diminuição da evasão escolar e mostrando possibilidades e caminhos positivos dentro da própria favela.

Segundo Maria Mariá, o Legado trabalha com crianças e adolescentes em diversas frentes, como educação, cidadania, lazer e desenvolvimento humano. “Mais do que formar atletas, buscamos formar cidadãos conscientes, preparados para o mundo. Criamos um espaço seguro para o crescimento pessoal e coletivo, devolvendo à comunidade tudo o que o esporte me proporcionou: disciplina, autoestima, senso de pertencimento e visão de futuro”, conta.

A competição Copa Engel Team Taekwondo 2025. Foto: reprodução

Trata-se de um trabalho totalmente independente e voluntário, sem apoio ou incentivo financeiro de nenhuma instituição, o que representa um dos maiores desafios. Por isso, o projeto está sempre aberto a doações, à colaboração de professores voluntários de diversas áreas e ao apoio de todas as pessoas que queiram somar a essa construção coletiva.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]