O resultado no torneio foi fruto do trabalho coletivo de toda a equipe, professores e das famílias que acreditam no Projeto Legado TKD Team. Na Copa Engel Team Taekwondo 2025, a equipe levou 18 atletas que conquistaram 16 medalhas: 10 de ouro, 5 de prata e 1 de bronze. O desempenho garantiu ao Projeto o 3º lugar geral entre 24 equipes participantes e teve dois grandes destaques individuais: melhor atleta cadete masculino (faixa colorida) e melhor atleta infantil masculino (faixa colorida).
“Voltar com tantas medalhas foi a confirmação de que estamos no caminho certo. A favela tem potência, talento e disciplina. Seguiremos firmes, treinando com foco e lutando com coração. Cada conquista é coletiva, e o que estamos construindo vai muito além das medalhas, estamos formando cidadãos, líderes e multiplicadores de esperança. Criando legados, deixando nossa marca no mundo”, afirma Maria Mariá, fundadora e professora de Taekwondo dentro do projeto.

O Legado TKD Team atua como uma ferramenta de transformação social no Complexo do Alemão, promovendo segurança, pertencimento e desenvolvimento integral para crianças e jovens. Atualmente, atende cerca de 100 crianças e suas famílias, que participam de atividades em um ambiente educativo e esportivo. Por meio do Taekwondo, há uma união de laços familiares e comunitários, contribuindo para a diminuição da evasão escolar e mostrando possibilidades e caminhos positivos dentro da própria favela.
Segundo Maria Mariá, o Legado trabalha com crianças e adolescentes em diversas frentes, como educação, cidadania, lazer e desenvolvimento humano. “Mais do que formar atletas, buscamos formar cidadãos conscientes, preparados para o mundo. Criamos um espaço seguro para o crescimento pessoal e coletivo, devolvendo à comunidade tudo o que o esporte me proporcionou: disciplina, autoestima, senso de pertencimento e visão de futuro”, conta.

Trata-se de um trabalho totalmente independente e voluntário, sem apoio ou incentivo financeiro de nenhuma instituição, o que representa um dos maiores desafios. Por isso, o projeto está sempre aberto a doações, à colaboração de professores voluntários de diversas áreas e ao apoio de todas as pessoas que queiram somar a essa construção coletiva.