Diretamente do Complexo da Maré, a iniciativa educacional que transforma a vida de jovens, UniFavela,foi parar no Multishow ao ganhar o Prêmio Sim à Igualdade Racial 2022.
O projeto, que começou numa laje, com pouca estrutura, mas motivado para atingir diversos moradores da comunidade, recebeu a premiação no Pilar Educação dentro da categoria “Educação e Oportunidades”, ao lado de figuras como Ailton Krenak, na categoria “Intelectualidade”, e Joenia Wapichana, “Inspiração”.
A instituição socioeducativa tem como objetivo dissipar o ensino popular, com três cursos pré-vestibulares dentro do Complexo da Maré, que é composto por 17 favelas e cerca de 140 mil habitantes. Em 2018, o índice de aprovação do UniFavela foi de 100%.
O Prêmio Sim à Igualdade Racial nasceu em 2018 como uma iniciativa do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) de reconhecer e premiar os principais nomes de pessoas, empresas, iniciativas e organizações que atuam em prol da Igualdade Racial no país nas áreas de empregabilidade, educação e cultura. Na edição de 2022, os vencedores de 8 categorias receberam uma premiação em dinheiro para apoiar em seu projeto.