Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Projeto Crescer, no Jacarezinho, está com vagas abertas para aulas de inglês e jiu-jitsu

A ONG é um dos projetos do Instituto David Miranda e atende crianças e jovens no Jacarezinho.
ONG Crescer. Foto: Reprodução

A ONG Crescer, que atende crianças e jovens da comunidade do Jacaré, na Zona Norte do Rio de Janeiro, está com vagas abertas para as aulas de inglês e jiu-jitsu. O Crescer é um dos projetos do Instituto David Miranda, criado em 2023 em homenagem ao jornalista e ex-deputado federal David Miranda, que morreu há um ano. As atividades acontecem na sede, nos turnos da manhã e tarde.

Matheus Molinaro, 23 anos, nascido e criado no complexo de favelas Fallet-Fogueteiro, na região de Santa Teresa, Centro do Rio, é professor de inglês no projeto, e sabe como ninguém a diferença que o conhecimento de um idioma pode fazer. “Cresci sem meu pai e, aos 14, tive a oportunidade de passar um ano e meio em Nova Jersey, onde ele tinha ido morar. Foi difícil, mas me esforcei e aprendi a falar inglês. De volta ao Rio, dei aulas em um curso, fiz Letras e decidi que ajudaria outros jovens a quebrar o paradigma de que o favelado não pode falar inglês”.

A visão de Matheus sobre a importância do domínio de uma língua estrangeira está totalmente em linha com o que sempre defendeu o ex-deputado federal David Miranda, cujo legado se perpetua a partir da criação do instituto que leva seu nome. Criado na favela do Jacarezinho, David foi autodidata. Como lembra Jessyca Miranda, sobrinha dele e atual Diretora do Projeto Crescer, o ex-deputado
federal aprendeu a falar graças aos videogames: “O primeiro trabalho do David foi na Play Game, locadora de games no Jacarezinho. E foi jogando e alugando os games que ele aprendeu o idioma
que o fez levar ao mundo sua mensagem de diversidade e respeito à democracia”.

As aulas de inglês na sede do Crescer, no Jacaré, perto da favela do Jacarezinho, estão sempre cheias e recebem tanto crianças, que fazem uma iniciação na língua, quanto jovens que buscam ganhar mais empregabilidade. “O inglês mudou a vida do David e tem o potencial de mudar muitas outras vidas. É para isto que estamos aqui”, garante Jessyca.

Além dos projetos já em andamento, está prevista para este ano a criação de uma agenda de eventos culturais, bem como a volta do projeto ligado à saúde mental, que oferecia regularmente atendimento psicológico.

Para se inscrever nas aulas da ONG Crescer é só ir presencialmente a sede na Rua Viúva Claudio, 279 de segunda a sexta-feira de 10h às 17h ou entrar em contato através do telefone (21) 96852-0388.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]