A ONG Crescer, que atende crianças e jovens da comunidade do Jacaré, na Zona Norte do Rio de Janeiro, está com vagas abertas para as aulas de inglês e jiu-jitsu. O Crescer é um dos projetos do Instituto David Miranda, criado em 2023 em homenagem ao jornalista e ex-deputado federal David Miranda, que morreu há um ano. As atividades acontecem na sede, nos turnos da manhã e tarde.
Matheus Molinaro, 23 anos, nascido e criado no complexo de favelas Fallet-Fogueteiro, na região de Santa Teresa, Centro do Rio, é professor de inglês no projeto, e sabe como ninguém a diferença que o conhecimento de um idioma pode fazer. “Cresci sem meu pai e, aos 14, tive a oportunidade de passar um ano e meio em Nova Jersey, onde ele tinha ido morar. Foi difícil, mas me esforcei e aprendi a falar inglês. De volta ao Rio, dei aulas em um curso, fiz Letras e decidi que ajudaria outros jovens a quebrar o paradigma de que o favelado não pode falar inglês”.
A visão de Matheus sobre a importância do domínio de uma língua estrangeira está totalmente em linha com o que sempre defendeu o ex-deputado federal David Miranda, cujo legado se perpetua a partir da criação do instituto que leva seu nome. Criado na favela do Jacarezinho, David foi autodidata. Como lembra Jessyca Miranda, sobrinha dele e atual Diretora do Projeto Crescer, o ex-deputado
federal aprendeu a falar graças aos videogames: “O primeiro trabalho do David foi na Play Game, locadora de games no Jacarezinho. E foi jogando e alugando os games que ele aprendeu o idioma
que o fez levar ao mundo sua mensagem de diversidade e respeito à democracia”.
As aulas de inglês na sede do Crescer, no Jacaré, perto da favela do Jacarezinho, estão sempre cheias e recebem tanto crianças, que fazem uma iniciação na língua, quanto jovens que buscam ganhar mais empregabilidade. “O inglês mudou a vida do David e tem o potencial de mudar muitas outras vidas. É para isto que estamos aqui”, garante Jessyca.
Além dos projetos já em andamento, está prevista para este ano a criação de uma agenda de eventos culturais, bem como a volta do projeto ligado à saúde mental, que oferecia regularmente atendimento psicológico.
Para se inscrever nas aulas da ONG Crescer é só ir presencialmente a sede na Rua Viúva Claudio, 279 de segunda a sexta-feira de 10h às 17h ou entrar em contato através do telefone (21) 96852-0388.