A Prefeitura do Rio lançou, na última terça-feira (09), o piloto do CadÚnico Rio, novo sistema de agendamento do Cadastro Único para que os usuários da Assistência Social do município sejam atendidos com mais agilidade e sem enfrentar filas.
O local escolhido para iniciar a modalidade foi a Rocinha, favela da Zona Sul do Rio, devido à alta demanda na região e à complexidade. Outras nove centrais serão inauguradas nas próximas semanas.
O piloto de agendamento do CadÚnico Rio será implementado inicialmente na Zona Sul e na Grande Tijuca, áreas atendidas pela 2° Coordenadoria de Assistência Social. Após a fase de teste da plataforma, desenvolvida pela Central 1746, o sistema irá gradativamente para outras regiões da cidade e será necessário agendar o atendimento.
Para os cidadãos das regiões de teste, a partir desta terça-feira é possível agendar o atendimento no CadÚnico. Até a semana passada, não era permitido agendar hora nem local para se cadastrar ou fazer atualizações no sistema. Era necessário reunir toda a documentação em papel e ir pessoalmente, das 8h às 17h, até um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). O atendimento para a nova modalidade vai começar no dia 16 deste mês.
Como agendar
Agora, os usuários da Assistência Social poderão fazer o agendamento e escolher local, data e hora para ser atendido. É importante ressaltar que o CadRio é exclusivo para agendamento de regularização do Cadastro Único. Os demais serviços seguirão como antes. Para marcar horário no CadRio, os usuários da Assistência Social devem acessar o site cadunico.rio ou se comunicar por telefone e whatsapp, por meio da Central 1746.