Prefeitura do Rio lança plano de segurança no trânsito com foco em motociclistas

Medida estabelece limite de 60 km/h para motos em toda a cidade e busca reduzir mortes e gastos com acidentes envolvendo motociclistas
Os mototaxistas cadastrados começam a trabalhar com o aplicativo em junho. (Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio)
Os mototaxistas cadastrados começam a trabalhar com o aplicativo em junho. (Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio)

A Prefeitura do Rio lançou, nesta sexta-feira,16/05, um novo plano de segurança rodoviária com o objetivo de reduzir o número de acidentes de trânsito na cidade. A principal medida anunciada é o limite de velocidade para motos, que passará a ser de, no máximo, 60 km/h em toda a cidade.

Segundo o prefeito Eduardo Paes, o foco da campanha são os condutores de motocicletas, já que esse grupo lidera as estatísticas de acidentes graves. Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) apontam que 723 pessoas morreram em acidentes de trânsito em 2024.

Apenas no primeiro trimestre deste ano, foram 185 vítimas fatais. Já a Secretaria Municipal de Saúde informou que, entre janeiro de 2023 e abril de 2025, 69% dos acidentes envolveram motociclistas. O custo médio anual com cirurgias de vítimas de acidentes de moto ultrapassa R$ 130 milhões.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]