Foto: Arquivo pessoal / Voz das Comunidades
Na manhã desta sexta-feira (18), o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou, durante o boletim epidemiológico semanal da cidade, a antecipação da vacinação contra a Covid-19 em quase 2 meses. O último calendário tinha como previsão vacinar os adultos até outubro. O atual prevê que até o dia 31 de agosto maiores de 18 anos serão vacinados com a primeira dose. E em setembro será a vez dos adolescentes de 12 a 17 anos.
Aos poucos a população da cidade do Rio vai sendo contemplada com a vacina contra a Covid-19, mesmo com um cenário muito complicado de muitos casos de contaminação, e variantes, a chegada acelerada dá sinais de esperança. Na noite de ontem (17), a Secretaria Municipal de Saúde comunicou que mais de 50% da população da cidade já foi vacinada, dentro desta porcentagem mais de 900 mil cariocas já completaram a imunização com a segunda dose.
Esta aceleração foi feita com base na previsão de chegada de doses e podem ser cumpridas, se não ocorrerem atrasos. Quem vai receber a vacina deve apresentar identificação original com foto, número do CPF e, se possível, a caderneta de vacinação. Ainda nesta sexta e neste sábado (19), quem tem 50 anos ou mais pode ir a um posto de saúde para tomar a 1ª dose. Grávidas e puérperas (que deram à luz recentemente) poderão se vacinar já na semana que vem. Aqueles que forem receber a segunda dose deve levar também o comprovante da primeira aplicação.
Confira como ficou o calendário de vacinação no Rio:
O Prefeito falou que existe a possibilidade de ocorrer novas antecipações durante os próximos meses. Para mais informações, basta acessar o portal da Secretaria Municipal de Saúde.