O pré-vestibular NICA, da comunidade do Jacarezinho, é uma dos principais ferramentas na favela que auxilia jovens a ingressarem no ensino superior. Atuando em um território onde as oportunidades são muito limitadas (e que ainda recebe o Programa Cidade Integrada), o NICA sobrevive e oferece aulas gratuitas para quem está em busca do diploma universitário.
Entretanto, o curso enfrenta dificuldade em se manter por conta da falta de professores. E para evitar o seu fechamento, abriu um processo de seleção para novos professores voluntários.
Confira lista de vagas:
- Matemática (2 vagas),
- Português (3 vagas – Literatura / Gramática / Redação)
- História (2 vagas – História Geral / História do Brasil)
- Biologia (1 vaga)
- Física (1 vaga )
- Química (1 vaga)
- Sociologia (1 vaga)
- Filosofia (1 vaga)
- Inglês (1 vaga)
- Espanhol (1 vaga)
Para se inscrever como professor voluntário, o interessado pode acessar o formulário de inscrição disponibilizado pela equipe. Em caso de dúvidas, o candidato poderá procurar por Etel Oliveira, no telefone 21 97039-4190.
O NICA é um coletivo negro que valoriza a formação intelectual preta em seu programa e, durante sua atuação, o pré-vestibular social já aprovou quase 20 alunos negros nas universidades do Rio. Ainda que pareça um número pequeno, o NICA promove a educação da comunidade há mais de 3 anos e auxilia na mudança de realidade não só de seus alunos, como também de famílias e toda a favela do Jacarezinho.