Portela anuncia enredo afro-gaúcho para o Carnaval 2026

Escola vai contar a história do Príncipe de Ajudá, Custódio Joaquim de Almeida, exaltando a resistência negra no Rio Grande do Sul
Foto: Divulgação/Portela

Lá vem ela! A Portela já tem seu enredo definido para o Carnaval de 2026. Com o título “O Mistério do Príncipe do Bará: A oração do negrinho e a ressurreição de sua coroa sob o céu aberto do Rio Grande”. O anúncio foi feito nas redes sociais da escola nesta sexta-feira (13).

O enredo, que será desenvolvido pelo carnavalesco André Rodrigues, promete mergulhar na trajetória do do Príncipe de Ajudá, também conhecido como Custódio Joaquim de Almeida, uma figura central da resistência e da ancestralidade negra no Rio Grande do Sul, que saiu do Benin, na África, e fincou raízes no Brasil, sendo reconhecido como uma liderança espiritual e símbolo da cultura afro-gaúcha.

A Portela, que ficou na 5ª colocação no Carnaval 2025 com o enredo sobre Milton Nascimento, será a terceira escola a desfilar no domingo de Carnaval. Neste novo ciclo, a agremiação passa por mudanças na gestão com a eleição de Junior Escafura para a presidência.

A equipe artística segue com o intérprete Gilsinho, a dupla de mestre-sala e porta-bandeira Marlon e Squell, além da estreia de Mestre Vitinho, que assume a bateria Tabajara do Samba no lugar de Mestre Nilo.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]