Lá vem ela! A Portela já tem seu enredo definido para o Carnaval de 2026. Com o título “O Mistério do Príncipe do Bará: A oração do negrinho e a ressurreição de sua coroa sob o céu aberto do Rio Grande”. O anúncio foi feito nas redes sociais da escola nesta sexta-feira (13).
O enredo, que será desenvolvido pelo carnavalesco André Rodrigues, promete mergulhar na trajetória do do Príncipe de Ajudá, também conhecido como Custódio Joaquim de Almeida, uma figura central da resistência e da ancestralidade negra no Rio Grande do Sul, que saiu do Benin, na África, e fincou raízes no Brasil, sendo reconhecido como uma liderança espiritual e símbolo da cultura afro-gaúcha.
A Portela, que ficou na 5ª colocação no Carnaval 2025 com o enredo sobre Milton Nascimento, será a terceira escola a desfilar no domingo de Carnaval. Neste novo ciclo, a agremiação passa por mudanças na gestão com a eleição de Junior Escafura para a presidência.
A equipe artística segue com o intérprete Gilsinho, a dupla de mestre-sala e porta-bandeira Marlon e Squell, além da estreia de Mestre Vitinho, que assume a bateria Tabajara do Samba no lugar de Mestre Nilo.