A manhã desta segunda-feira (13) não foi fácil para os moradores de sete comunidades da cidade do Rio de Janeiro. Isso porque, já nas primeiras horas era possível ver blindados circulando por diversas favelas.
As operações aconteceram na Maré e Quitungo, Zona Norte; Morro dos Prazeres, Fallet e Fogueteiro, no Centro do Rio; Cidade de Deus, Complexo de Senador Camará e Vila Aliança, na Zona Oeste.
Por conta dessas operações, diversos serviços básicos, como o funcionamento de clínicas da família, precisaram ser suspensos.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que as clínicas da família (CF) Diniz Batista dos Santos na Maré, José Neves na Cidade de Deus, Sonia Maria Ferreira Machado em Santíssimo, Estácio de Sá no Centro e os centros municipais de saúde (CMS) Salles Netto em Rio Comprido e Ernani Agrícola em Santa Teresa mantêm o atendimento à população. Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, estão suspensas nesta segunda-feira.
Já a Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva na Maré, o CMS Dr. Eithel Pinheiro de Oliveira Lima em Senador Camará e o CMS Silvio Barbosa também localizado em Senador Camará acionaram o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de profissionais e usuários, interromperam o funcionamento nesta segunda. O CMS Hamilton Land na Cidade de Deus suspendeu o início do funcionamento e agora avalia a possibilidade da abertura.
Em Brás de Pina, as unidades estão funcionando normalmente no momento.