PM faz grande operação na Penha e CPX do Alemão nesta quarta (24)

No dia que a chacina da Penha completa um ano, moradores da região estão reféns da violência em nova operação
Um ano da chacina da Penha, nova operação na região. (Foto: Reprodução)
Um ano da chacina da Penha, nova operação na região. (Foto: Reprodução)

Desde as primeiras horas do dia, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) fazem uma operação nas favelas do CPX da Penha e do Alemão. O helicóptero da polícia e carros blindados estão circulando, além de policiais a pé.

Segundo relatos de moradores, pelo menos uma pessoa foi morta até o momento na região do Brizolão da Penha. Além disso, moradores relatam que não conseguiram sair de casa para trabalhar e ficaram acuados, sem poder sair de casa.

Perguntamos a Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) quantos policiais estão usando câmera nas fardas e quais medidas da ADPF das favelas estão sendo cumpridas, mas não recebemos resposta até o momento.

Os moradores que se sentirem violados podem entrar em contato com o Ministério Público que realiza um plantão especial para atender a população. O atendimento gratuito é feito no número (21) 993855837 pelo WhatsApp, também no telefone (21) 2215-7003 ou no e-mail [email protected].

Helicóptero circulando região do CPX da Penha (reprodução)

Serviços públicos interrompidos

Mais uma vez alunos ficam sem aulas devido operações policiais. A Secretaria Municipal de Educação informou em nota que apenas no CPX da Penha 5.411 alunos ficaram sem aulas de 17 unidades escolares sem funcionamento. E no CPX do Alemão 5.654 alunos de 19 unidades escolares da região, no total são 11.065 alunos sem aula em 36 unidades escolares da região.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a Clínica da Família (CF) Rodrigo Y Aguilar Roig, no Complexo do Alemão acionaram o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança dos profissionais e usuários, suspenderam o funcionamento na manhã desta quarta-feira (24).

Já o Centro Municipal de Saúde São Godofredo, na Penha, a CF Aloysio Augusto Novis, na Penha Circular e a CF Zilda Arns, no Complexo do Alemão, mantêm o atendimento à população. Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, estão suspensas”.

notícia em atualização

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]