Operação policial na altura da Cidade Alta fecha Avenida Brasil e causa pânico nos moradores

Além da Avenida Brasil, as estações de trem da Penha Circular, Brás de Pina, Cordovil, Parada de Lucas e Vigário Geral estão fechadas para embarque e desembarque.
Foto: Charles Mathura

Na manhã desta quinta-feira (24), a Polícia Militar realizou uma operação no Complexo de Israel, Pica Pau Cinco Bocas, Vigário Geral e Parada de Lucas, todas localizadas na Zona Norte do Rio de Janeiro. Segundo relatos, houve muitos tiros e carros queimados na região. Por conta do intenso confronto, a Avenida Brasil, uma das vias principais da cidade foi fechadas em ambos os sentidos, na altura do bairro de Cordovil e Cidade Alta.

Paulo Roberto de Souza, 60 anos, foi uma dos atingidos durante o intenso tiroteio e deu entrada no Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo já em óbito, com perfuração na região da cabeça. Geneilson Eustáquio Ribeiro, 49 anos, também foi atingido com perfuração no crânio, foi entubado no Moacyr do Carmo, e seu quadro é gravíssimo. Além deles, Alayde dos Santos Mendes, 24 anos, deu entrada com perfuração em coxa direita e se encontra em estado estável e em acompanhamento médico no Moacyr do Carmo. Renato Oliveira de 48 anos, e mais dois rapazes de 27 anos também deram entrada e foram atendido no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB).

Através das redes sociais, o Centro de Operações Rio informou que o município entrou no ESTÁGIO 2 às 8h35 desta quinta-feira, em função de uma troca de tiros que interdita a Av. Brasil, na altura da Cidade Alta, e afeta significativamente o corredor Transbrasil, podendo ocorrer riscos de ocorrência de alto impacto.

Os moradores da região não deixaram de expressar o pânico. “Atravessei a passarela da Avenida Brasil correndo porque a bala tá comendo aqui na Cidade Alta”. “Dormi na Cidade Alta e acordei na Faixa de Gaza”. “Muito tiro na Cidade Alta. Quem tá conseguindo, tá voltando correndo pra parte mais segura da Washington Luiz. Caveirão, polícia na pista e todo mundo abaixado dentro dos ônibus. Todo cuidado é pouco”.

Em suas redes sociais, a CET-Rio informou: “Atenção, motorista! Avenida Brasil interditada na altura da Cidade Alta, nos dois sentidos, em função de ocorrência policial. CET-Rio e Polícia Militar no local.”

Segunda a Rio Ônibus, um ônibus da Transportadora Tinguá, que fazia a linha 493 (Ponto Chic x Central), foi atingido por tiros quando passava pela Avenida Brasil, altura de Cordovil. As primeiras informações indicam que pelo menos um passageiro foi baleado e outros ficaram feridos por estilhaços de vidro. A empresa ainda informou que 20 linhas tiveram que desviar as rotas por conta da operação.

A SuperVia, empresa responsável pelos trens na cidade, também precisou alterar a rota do transporte por conta dos intensos tiroteios.

Através de nota, a empresa informou que foi necessário mudar a rota dos trens devido ao tiroteio nas proximidades da estação Cordovil. O ramal Saracuruna está funcionando sentido Central até a estação da Penha e de Duque de Caxias até Saracuruna. De acordo com a SuperVia, os trens estão circulando com um intervalo médio de 30 minutos, sem a necessidade de troca de composição na estação Gramacho. As estações Penha Circular, Brás de Pina, Cordovil, Parada de Lucas e Vigário Geral estão fechadas para embarque e desembarque.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Centro Municipal de Saúde (CMS) Iraci Lopes e a Clínica da Família Heitor dos Prazeres acionaram o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de profissionais e usuários, suspenderam o funcionamento na manhã desta quinta-feira. Já o CMS José Breves dos Santos suspendeu o início do funcionamento nesta manhã e agora avalia a possibilidade da abertura.

Por nota, a Secretaria Municipal de Educação (SME), informou que nas comunidades de Cinco Bocas e Pica-Pau, três unidades escolares foram impactadas pelas operações policiais em curso. Em Vigário Geral e Parada de Lucas, cinco escolas foram impactadas. Na Cidade Alta, oito unidades foram impactadas.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]