Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Operação no CPX do Alemão e na Penha é marcada por violações de direitos e truculência

Operação nos Complexos segue em curso; há, ao menos, dois mortos e um ferido
Operação segue em curso na Penha e CPX do Alemão. (Foto: Wando Silva / Voz das Comunidades)
José dos Santos Junior, 22 anos, foi morto no confronto. Um homem de 60 anos foi ferido na perna quando chegava em casa. (Foto: Wando Silva / Voz das Comunidades)

Produção: Lucas Feitoza, Caio Cezar, Melissa Canabrava, Vilma Ribeiro, Wando Silva, Joice Bento

A operação no Complexo da Penha e Complexo do Alemão segue sem previsão do fim. As tropas de elite da Polícia Civil e Militar estão pelas imediações dos CPXs. Até o momento, segundo informações, duas pessoas morreram e ao menos uma pessoa ficou ferida. Os relatos dos moradores de invasão de casas e lojas chegam a todos os momentos pelas rede sociais.

O que você precisa saber

  • 36 escolas estão fechadas e 11.065 alunos sem aula
  • Pessoas sem conseguirem trabalhar
  • 2 pessoas mortas e ao menos uma ferida
  • 2 helicópteros sobrevoaram o CPX da Penha e Alemão mais cedo dando tiros para baixo
  • A Clinica da Família Rodrigo Roig no CPX do Alemão suspendeu as suas atividades cumprindo o protocolo de segurança.
  • A Clinica da Família Zilda Arns no CPX do Alemão mantém o atendimento, suspendendo apenas atividades externas
  • Atividades suspensas no Centro Municipal de Saúde São Godofredo e CF Aloysio Augusto Novis, na Penha.
  • 2 postes no Areal foram atingidos e a localidade se encontra sem energia elétrica.
  • Os mototaxistas da grota estão fazendo uma manifestação pacífica pedindo paz no CPX, os policiais ameaçam soltar bombas de efeito moral para dispersar.

Os próprios moradores tiveram que levar uma pessoa atingida por tiros para prestar socorro. No Areal, um poste derrubado pela polícia deixou a comunidade sem energia elétrica. Ao todo, 36 escolas estavam fechadas na manhã desta quarta-feira (24) no Alemão e na Penha, deixando 11.065 alunos sem aulas.

Um dos mortos foi identificado como Leonidas José dos Santos Junior, de 22 anos. Um homem de 60 anos foi ferido na perna quando chegava em casa. Ele foi socorrido por um mototaxista que o levou para o Hospital Getúlio Vargas.

Leia também:

PM faz grande operação na Penha e CPX do Alemão nesta quarta (24)

Mototaxistas fizeram manifestação pacífica na região da Grota, no CPX do Alemão (Foto: Wando Silva / Voz das Comunidades)

Os mototaxistas do CPX do Alemão organizaram uma manifestação pacífica pedindo paz na Grota, os policiais ameaçam soltar bombas de efeito moral para dispersar.

Relatos das redes sociais

Várias pessoas comentaram sobre a operação no CPX da Penha e no Alemão. Algumas apoiam a ação e outras criticam a realização da operação por afetar a rotina e tirar o sossego dos moradores.

https://twitter.com/Alexcpxdoph/status/1661414219206610946?s=20

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]