Produção: Lucas Feitoza, Caio Cezar, Melissa Canabrava, Vilma Ribeiro, Wando Silva, Joice Bento
A operação no Complexo da Penha e Complexo do Alemão segue sem previsão do fim. As tropas de elite da Polícia Civil e Militar estão pelas imediações dos CPXs. Até o momento, segundo informações, duas pessoas morreram e ao menos uma pessoa ficou ferida. Os relatos dos moradores de invasão de casas e lojas chegam a todos os momentos pelas rede sociais.
O que você precisa saber
- 36 escolas estão fechadas e 11.065 alunos sem aula
- Pessoas sem conseguirem trabalhar
- 2 pessoas mortas e ao menos uma ferida
- 2 helicópteros sobrevoaram o CPX da Penha e Alemão mais cedo dando tiros para baixo
- A Clinica da Família Rodrigo Roig no CPX do Alemão suspendeu as suas atividades cumprindo o protocolo de segurança.
- A Clinica da Família Zilda Arns no CPX do Alemão mantém o atendimento, suspendendo apenas atividades externas
- Atividades suspensas no Centro Municipal de Saúde São Godofredo e CF Aloysio Augusto Novis, na Penha.
- 2 postes no Areal foram atingidos e a localidade se encontra sem energia elétrica.
- Os mototaxistas da grota estão fazendo uma manifestação pacífica pedindo paz no CPX, os policiais ameaçam soltar bombas de efeito moral para dispersar.
Os próprios moradores tiveram que levar uma pessoa atingida por tiros para prestar socorro. No Areal, um poste derrubado pela polícia deixou a comunidade sem energia elétrica. Ao todo, 36 escolas estavam fechadas na manhã desta quarta-feira (24) no Alemão e na Penha, deixando 11.065 alunos sem aulas.
Um dos mortos foi identificado como Leonidas José dos Santos Junior, de 22 anos. Um homem de 60 anos foi ferido na perna quando chegava em casa. Ele foi socorrido por um mototaxista que o levou para o Hospital Getúlio Vargas.
Leia também:
PM faz grande operação na Penha e CPX do Alemão nesta quarta (24)

Os mototaxistas do CPX do Alemão organizaram uma manifestação pacífica pedindo paz na Grota, os policiais ameaçam soltar bombas de efeito moral para dispersar.
Relatos das redes sociais
Várias pessoas comentaram sobre a operação no CPX da Penha e no Alemão. Algumas apoiam a ação e outras criticam a realização da operação por afetar a rotina e tirar o sossego dos moradores.
Nada de bom dia por aqui hoje… Acordei no susto com o barulho dos tiros bem altos aqui no Complexo do Alemão…
— Rene (@eurenesilva) May 24, 2023
Inadmissível as operações nas favelas do Rio. Hoje foi a vez do Complexo do Alemão acordar sob terror. Caveirões aéreos atirando a esmo, sem qualquer preocupação com trabalhadores e estudantes que estão embaixo. Isso não é normal e precisa acabar!
— Talíria Petrone (@taliriapetrone) May 24, 2023