Uma operação da Polícia Civil realiza uma operação no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A ação, conforme informações do jornal Maré de Notícias, a ação é da delegacia de roubos, cargas e furtos.
Conforme o relato de moradores, há intensa troca de tiros na região. Um helicóptero está sendo utilizado pela força policial.
O Voz das Comunidades entrou em contato com a Polícia Civil questionando o horário da operação, justamente por ser uma hora onde as crianças estão saindo das escolas e trabalhadores estão voltando para as casas. O Voz também entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A SMS informou que “o Centro Municipal de Saúde Vila do João e a Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva acionaram o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de profissionais e usuários, interromperam o funcionamento nesta sexta-feira (14).” A nota também informou que a Clínica da Família Diniz Batista dos Santos manteve o atendimento à população. Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, foram suspensas.
Já a Secretaria Municipal de Educação informou que as aulas nas unidades da Maré ocorreram normalmente. Nas escolas de turno único, os alunos já haviam saído quando a operação policial começou. Entretanto duas unidades de atendimento noturno foram impactadas, afetando 309 alunos.
Evento interrompido por conta do tiroteio
A deputada estadual Renata Souza (Psol) participava de um evento na Casa de Mulheres da Maré, quando os tiros começaram. Ela, junto com as outras 70 participantes do evento, tiveram que se abrigar por conta dos disparos. Segundo elas, os disparos partiram do helicóptero da Policia Civil.
A Policia Civil emitiu uma nota justificando a operação no Complexo da Maré no final da tarde desta sexta-feira. A nota informa que os agentes entraram na comunidade com o objetivo de evitar que cargas roubadas entrem na comunidade. A nota informa que não tinha informações sobre feridos, mas conforme vídeos de moradores, o confronto deixou, pelo menos, uma pessoa ferida.