A partir do dia 15 de janeiro, o ônibus da Justiça Itinerante chega nas favelas de Manguinhos, Jacarezinho e Maré, todas localizadas na Zona Norte do Rio. O Programa Justiça Itinerante Maré-Manguinhos-Jacarezinho é uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Fiocruz para atendimento de demandas judiciais.
O programa tem como objetivo levar juiz, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública ao encontro dos moradores dessas favelas, de pacientes atendidos nos ambulatórios da Fiocruz e de trabalhadores da instituição que tenham renda de até três salários mínimos.
Entre os serviços prestados pelo programa estão a retificação de registro civil, gratuidade para segunda via de identidade, reconhecimento de paternidade ou maternidade, união estável em casamento, divórcio, e pensão alimentícia. O atendimento no ônibus da Justiça Itinerante na Fiocruz ocorre semanalmente, às quartas-feiras, de 9h às 15h, na rua Leopoldo Bulhões nº 1480, no campus da Fiocruz, ao lado do Posto de Saúde, em Manguinhos.
O programa é coordenado pela Cooperação Social da Presidência e do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Ensp (Dhis/Ensp) e conta com participação do Centro de Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública (CSEGSF/Ensp/Fiocruz), Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz), Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Educação de Jovens e Adultos da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), e Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic/Fiocruz).
Calendário do programa para atendimentos em 2025 para a região de Manguinhos, Jacarezinho e Maré: