Idealizado em 2007 por André Reboredo, o Instituto Verde Criando Vidas foi criado tendo como objetivo principal o meio ambiente, a cultura e o social. Na época, André oferecia atividades como Tai Chi Chuan, escolinha de futebol, reforço escolar para a comunidade de Engenho da Rainha, localizada na Zona Norte do Rio.
Em 2020, a ONG Instituto Verde Criando Vidas promoveu uma nova assembleia e mudou sua direção. A professora Amanda Visan foi eleita presidente e assumiu as atividades na ONG. O Instituto tem seu funcionamento fundamentado na observância dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência. Hoje, a ONG oferece aulas de ballet, jazz, contemporâneo, capoeira, ginástica rítmica, teatro, kickboxing, karatê e defesa pessoal.
Atualmente o Instituto Verde Criando Vidas atende a 380 pessoas e suas famílias além de possuir diversas parcerias com grandes empresas como o curso de cuidador de idosos e informática, em parceria com o Ministério da Mulher. O restaurante Maneco com Jaleco faz doações diárias de comida para o projeto e a empresa Glory, de sapatilhas de dança, doa seus produtos para os alunos da ONG.
Amanda, a atual presidente do Instituto, conta que a dança sempre esteve presente em sua vida. Professora e bailarina, ela conta que o projeto mudou a sua vida. “Comecei ajudando mais pessoas e vi que mesmo eu cega de um olho, isso não me impedia de fazer nada. Graças a Deus o meu sonho de dar acesso a cultura de dançar ballet para as crianças da comunidade está dando certo, pois sempre acharam impossível por ser pobre e não ter as condições de arcar. Estamos dando acesso a arte, esporte e lazer”.
Além das aulas, a ONG promove contação de histórias em sua biblioteca comunitária feita pela Favelivro e tem como patrona a bailarina Ana Botafogo. Cinema e peças teatrais também fazem parte da programação do instituto.
O instituto fica localizado na Rua Mário Ferreira, 277, no bairro Engenho da Rainha. Para conhecer um pouco mais o projeto, acesse o SITE OFICIAL da ONG.