No mês de junho, moradores da Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, puderam participar gratuitamente do curso “DJ Carioca”. O projeto da ONG CRIA (Centro de Referência Inteligência e Artes) tem como objetivo principal introduzir os jovens de favela à cena cultural carioca, criando uma comunidade de jovens profissionais e fomentadores da cultura nos ofícios de DJ e produção musical. No mês que vem, em julho, a próxima parada é na Maré.
O curso é gratuito e os alunos não precisam ter equipamento para participar. Ao todo, são 12 aulas divididas em três vezes por semana (segunda, quarta e sexta) e em quatro horários (10h – 12h, 13h – 15h, 16h – 18h e 18h – 20h). Os participantes recebem ainda uniformes e material didático. As aulas acontecem dentro de um ônibus convertido em estúdio, que contém os mais modernos softwares e equipamentos de DJ e produção, podendo atender até 96 alunos por etapa.
O “DJ Carioca” teve sua origem em 2015 na sede do Funkeou (atualmente ONG CRIA), entidade que tinha por objetivo o fomento a projetos culturais no Estado do Rio de Janeiro. Em 2016, o então Funkeou realizou o projeto piloto no município de Nova Iguaçu, formando mais de 700 alunos. Neste ano, a equipe do CRIA deu uma cara nova ao projeto, com uma reformulação sob o comando do atual presidente, Thiago Simões.
DJ CRIA, além de formar DJs, aproxima os alunos de profissionais e artistas locais, atuantes na cena cultural, que compartilham suas histórias, trajetória musical e servem de inspiração e estímulo aos “calouros”. Dois desses profissionais são o DJ GRANDMASTER RAPHAEL e o DJ Boneko, que participam do projeto e, juntos, somam mais de 40 anos de experiência musical.
Sobre a importância de projetos como este nas favelas do Rio de Janeiro. A equipe da ONG CRIA pontua. “Atualmente, o jovem favelado vive cercado pela violência e falta de oportunidades. Então, através do projeto, buscamos fomentar a produção cultural nessas localidades e criar fontes de geração de renda através do investimento em economia criativa e capacitação profissional.”
Foto: Selma Souza / Voz das Comunidades
Pré-requisitos e como se inscrever
Atualmente, o “DJ Carioca” não está com inscrições abertas, mas sempre divulgam a abertura de turma através do perfil no Instagram do “CRIA – Centro de Referência Inteligência e Artes” (https://www.instagram.com/ongcria/)
O público-alvo são os jovens de 13 a 30 anos. Porém, alunos fora dessa faixa etária podem se inscrever e aguardar uma vaga, caso haja disponibilidade na turma vigente.
As inscrições são feitas por lideranças na comunidade (Associação de Moradores, ONGs, etc) e na própria unidade móvel.
As próximas etapas ocorrerão nas localidades da Maré, na Zona Norte, na Cidade de Deus e na Rocinha, Zona Oeste.