A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira (5) o fim da emergência sanitária de covid-19.
Após mais de três anos do início da emergência de covid-19, doença que matou milhões de pessoas em todo o mundo, o diretor geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou o fim a Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). Entretanto, a decisão ainda não tira o status de pandemia. A partir de agora, a Covid-19 tem o mesmo status que o HIV. Sendo assim, é importante manter os cuidados.
Leia mais: Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa hoje (10) no Rio de Janeiro
Outras doenças respiratórias também têm avançado. Por isso, é importante manter a vacinação em dia. Inclusive, esta foi uma grande contribuição para o fim da emergência sanitária. No fim do mês passado, a Prefeitura do Rio liberou a aplicação de vacinas bivalentes para todas as pessoas com mais de 18 anos.
É importante continuar com os cuidados básicos, como lavar as mãos regularmente, principalmente ao tossir ou espirrar. É importante também o uso de máscaras e álcool gel, além de evitar aglomerações e lugares fechados, dando preferência por manter as janelas abertas quando necessário para ter mais ventilação.