Olhar Complexo: Bruno Itan lança livro com sua obra fotográfica nesta quarta (17)

O autor recifense criado no Complexo do Alemão, no Rio, retrata a realidade de comunidades cariocas em imagens poéticas e dramáticas
Foto: Selma Souza/Voz das Comunidades

Representatividade, potência, vida, dor silenciada… São essas as impressões das fotos apresentadas na obra do fotógrafo Bruno Itan, Olhar Complexo, que será lançada pela Editora Senac Rio, nessa quarta feira, dia 17 de abril, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon. O livro permite que o leitor viva verdadeiramente a experiência de conhecer os brasis que habitam o Brasil. O autor estará no local a partir das 19h.

O nome do livro, Olhar Complexo, é também o nome do projeto do autor, que capacita moradores de comunidades a fotografarem as favelas sob seus respectivos olhares, sempre com uma visão imparcial de uma vivência que só é possível ser mudada se vista de dentro. Ao fim do livro, o leitor é presenteado com belos registros fotográficos que podem ser destacados e apreciados como quadros.

Capa do livro: Olhar Complexo

Nascido em Recife, Bruno cresceu no Complexo do Alemão, onde descobriu seu amor pela fotografia. Atualmente, ele vive na Rocinha, outra comunidade carioca, e desde 2008, ele se dedica a retratar a realidade de seu entorno em imagens poéticas e dramáticas.

A vontade de traduzir em arte o que via em sua volta fez surgir uma agência composta apenas por fotógrafos de várias favelas da cidade do Rio de Janeiro, a Olhar Complexo. E assim, Bruno descobriu sua missão de vida: disseminar e fomentar a cultura da fotografia dentro das favelas do Brasil.

Foto: Bruno Itan
Foto: Bruno Itan
Foto: Bruno Itan

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]