Na tarde desta sexta (21), por volta das 15h, aconteceu um grave acidente no Vidigal, comunidade da Zona Sul, nas proximidades do Bar do Tuta. Uma kombi – que não é da comunidade – realizava uma entrega no Vidigal, e atingiu duas jovens. Segundo informações, o veículo estava em alta velocidade, perdeu os freios a atingiu as duas moradoras.
As pessoas que estavam no local pediram socorro, mas a ambulância demorou cerca de 45 minutos para chegar até o local. Enquanto isso, as vítimas ficaram presas embaixo da kombi. Uma das vitimas faleceu e a outra se encontra hospitalizada no Hospital Miguel Couto, realizando uma operação na cravícula.
A demora do socorro é devido a uma obra na Avenida Niemeyer, principal e única via de acesso ao Vidigal, uma comunidade em que vivem cerca de 40 mil pessoas. Os moradores vem sofrendo com dificuldade de acesso durante todos os dias, pois a via fica fechada até as 10h da manhã e, no decorredor do dia, o trânsito é lento seguindo o esquema de “siga e pare”.
A revolta toma conta da comunidade, tanto pela dificuldade de acesso ao Vidigal pela Avenida Niemeyer, quanto pela falta de segurança em andar pelas ruas o morro. A comunidade quase não tem calçada, e onde há é usada como estacionamento. O governo e a prefeitura não vão local fazer o reboque dos veículos e nem realizam fiscalização.
A jovem de 22 anos, Roberta Almeida Miranda, trabalhava em um mercado da comunidade e era muito querida pelos moradores.
Henry, morador há 9 anos do Vidigal, já fez cerca de 46 reclamações sobre a obra na Avenida Niemeyer através da Central de Atendimento do Rio (1746) e em outros órgãos responsáveis pela obra. O mesmo teve o seu acesso bloqueado na plataforma.
Acidentes como esse já aconteceram antes e nenhuma providência foi tomada. Os moradores reclamaram com as autoridades e associação de moradores, mas nada foi feito.