O Dia da Bailarina, celebrado em 1º de setembro, é uma data especial para homenagear e reconhecer o talento e a dedicação das bailarinas, que encantam o mundo com sua arte e graça na dança. Nesta data, reverenciamos a força, a graça e a disciplina das bailarinas, que através de movimentos elegantes e expressivos, encantam plateias ao redor do mundo.
Além de reconhecer o incrível trabalho das bailarinas profissionais, o Dia da Bailarina também inspira jovens talentos a perseguir seus sonhos na dança, mantendo viva essa forma de expressão artística que há séculos encanta e emociona a todos.
E nas comunidades não é diferente. Graças a iniciativas como o Projeto ViDançar, do Complexo do Alemão, artistas talentosas foram reveladas e apresentadas ao mundo. Elas representam a união perfeita entre a música, o corpo e a emoção, transmitindo histórias e sentimentos de forma única.
Celebração na favela
Nas comunidades, iniciativas de dança estão programando atividades para marcar o Dia da Bailarina. Acompanhe:
Academia Valéria:
- O corpo de bailarinos da Academia Valéria realizará apresentações ao ar livre na Praça da 22, atrás da DPO, na Cidade de Deus, às 15:30 do dia 1 de setembro. Essas apresentações fazem parte do projeto “Divertsemant”, que é um ensaio para competições internacionais, incluindo uma competição no dia 2 de setembro.
Projeto ViDançar:
- Neste dia 1 de setembro, os alunos da escola de ballet do Projeto ViDançar terão um Workshop online com Luis Fernando Rego, ex-aluno do Projeto, que agora integra o corpo de ballet da Companhia Tivoli Ballet Theatre, na Dinamarca.
Ballet Manguinhos:
- O Ballet Manguinhos está com uma programação especial para a semana do Ballet em comemoração ao Dia da Bailarina:
- Às 14 horas, haverá um bate-papo via Zoom com Isabela Coracy, bailarina do Black Ballet de Londres.
- Às 15 horas, uma roda de conversa com Bárbara Lima, Diretora Executiva do Teatro Municipal, Magda Alencar, Produtora Carnavalesca da Grande Rio, e Nycollas de Abreu, Professor do Ballet Manguinhos.
- Às 16:30, outra roda de conversa com Denise Acquarone, Assessora da Secretaria de Cultura, Hélio Bejani, Diretor da EEDMO e Pós TMRJ, e Chris Aguiar, Diretora da Escola de Dança CHS Dancing.
Essas iniciativas destacam a importância da dança e das bailarinas, proporcionando oportunidades de aprendizado e celebração para a comunidade. É uma maneira de valorizar o talento e a paixão pela dança no Rio de Janeiro.