Nave do Conhecimento reabre na Vila Aliança, em Bangu

Espaço garante acesso a equipamentos tecnológicos e capacitação profissional
Foto: Tamires Santos
Foto: Tamires Santos

A Nave do Conhecimento da Vila Aliança, em Bangu, zona oeste do Rio de Janeiro, foi reaberta pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT), no dia 18 de Julho. O polo foi fechado por decreto em março de 2020 devido à pandemia do coronavírus e passou a oferecer cursos em modalidade à distância em abril do mesmo ano. Apesar de um volta presencial breve, em 2021 a Nave foi fechada novamente para obras de melhorias.

A estrutura oferecerá cursos de qualificação, palestras e oficinas para a população, capacitando a todos para o mercado de trabalho na área de tecnologia. 

Esta é a sexta unidade da Nave do Conhecimento que foi reativada. Intitulada de Abdias Nascimento, em homenagem ao escritor, poeta, ator e político. O espaço, que conta com acesso à internet de forma gratuita, oferece um ambiente de aprendizado com acesso a equipamentos de alta tecnologia.

A Nave do Conhecimento vai oferecer:

Recepção Digital
Local onde o usuário poderá cadastrar-se, reservar computadores, consultar as grades de eventos da unidade, além de dar sugestões.

Lan Table
Espaço com computadores destinado ao livre acesso à internet com orientação de uma equipe de auxílio ao usuário.

Biblioteca Digital
Ambiente com acesso à banda larga, que permite à população consultar acervos de outras bibliotecas para pesquisas escolares e navegação em busca de conhecimento.

Sala Multimídia
Local para aulas com computadores que também serve de suporte para atividades educacionais dos colégios existentes na comunidade.

Área Infantil
Cavernas digitais com tablets disponíveis para os visitantes.

Para ter acesso ao cronograma completo das atividades oferecidas pelas Naves do Conhecimento e fazer inscrições, basta acessar o site a seguir (www.navedoconhecimento.rio). A Nave do Conhecimento funcionará de segunda a sexta, das 9h às 21h. Aos sábados, das 9h30 às 16h30. A Nave não funciona nos domingos nem nos feriados.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]