Nave do Complexo do Alemão comemora 11 anos na Magia do Natal

Alunos moradores da comunidade foram presenteados pela campanha de solidariedade Papai Noel dos Correios
Foto: Laura Fantti/SMCT
Foto: Laura Fantti/SMCT

Para celebrar o aniversário de 11 anos da Nave do Conhecimento de Nova Brasília, no Complexo do Alemão, a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, em parceria com os Correios, preparou uma festa especial de Natal, “A Arte de Transformar Sonhos em Realidade”. Trinta e nove crianças alunas da Nave, moradores da comunidade, participaram da campanha anual de solidariedade dos Correios e tiveram uma surpresa nesta terça-feira (20/12). Elas mandaram cartinhas com mensagens ao bom velhinho e receberam do “Papai Noel dos Correios”, os presentes doados e indicados nas cartas.

A turma que recebeu os presentes é composta por alunos (de 6 a 10 anos) da oficina gratuita “Cartinhas ao Papai Noel: do Pombo Correio ao WhatsApp” oferecida em novembro pela Nave.

Foto: Laura Fantti/SMCT
  • Em 2022, entregamos vários presentes para a Comunidade do Alemão. Reabrimos a Nave de Nova Brasília depois de algum tempo fechada, e desde então atendemos e certificamos milhares de pessoas, trazendo a esperança, novas possibilidades de uma vida melhor e uma agenda mais inclusiva da Ciência e Tecnologia. Agora, com esta bem sucedida parceria com os Correios, conseguimos trazer a magia do Natal para muitas crianças – afirmou Marcelo Matos, subsecretário de Projetos Tecnológicos e Inovação da SMCT.

A Nave do Conhecimento do Alemão, centro de inclusão digital para a comunidade, só este ano, realizou 63.628 atendimentos, ofereceu para a população gratuitamente 144 cursos e oficinas de tecnologia, empreendedorismo e inovação, e certificou 1.498 alunos aprovados.

  • O Papai Noel dos Correios é uma grande campanha de solidariedade que traz união, fraternidade e que ajuda a conectar pessoas do bem que querem adotar cartinhas, doar e entregar presentes para as crianças que tiram seus sonhos singelos do papel. É uma honra para os Correios comemorar os 11 anos da Nave com a magia do Natal – ressaltou o superintendente Estadual dos Correios, Ricardo Fogos.

A campanha anual dos Correios tem como objetivo incentivar o interesse pelo aprendizado da escrita de cartas pelas crianças estimulando habilidades cognitivas e emocionais.

  • Eu enviei uma cartinha contando um pouco de mim com a esperança de receber um presente. Hoje foi um dia muito importante, pois têm crianças da comunidade que nunca viram o Papai Noel ou chegaram a ganhar um presente dele – contou Anne Bellize, 10 anos, aluna da Nave e moradora de Nova Brasília após receber seu presente.
Foto: Laura Fantti/SMCT

lém da exposição digital das cartas escritas pelas crianças presenteadas, também fez parte da programação, a apresentação dos materiais produzidos pelos alunos dos cursos de Fundamentos da Fotografia e TecnoArt, no qual o intuito foi criar artes digitais por meio da mistura entre os conceitos da arte urbana, envolvendo várias formas de manifestações, como: o graffiti e pinturas. Através do pensamento crítico dos alunos, eles puderam expressar através da arte a sua memória afetiva do Complexo do Alemão. O ambiente da Nave foi todo decorado com peças natalinas produzidas pelos alunos do curso Modelagem e Impressão em 3D, na qual o público presente pôde interagir com a impressora 3D, Óculos de Realidade Virtual e Robótica

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]