‘Não há democracia sem respeito e espaço para a diversidade’; OAB-RJ lança cartilha sobre direitos LGBTQIA+

Material reúne legislação, doutrina e jurisprudência para apoiar advogados que atuam em causas ligadas à diversidade. O lançamento marca o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia.
Foto: Reprodução

O dia 17 de maio é marcado como o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) lançou na última terça-feira (13) a cartilha OAB-RJ +Respeito, com orientações voltadas à defesa dos direitos da população LGBTQIA+. O material está disponível gratuitamente no site da instituição e também será acessível por meio de um aplicativo.

A cartilha, elaborada pela Diretoria de Defesa da Diversidade da OAB-RJ, é voltada especialmente a advogados que atuam ou desejam atuar em causas relacionadas à pauta LGBTQIA+. A publicação reúne conteúdos sobre legislação, doutrina e jurisprudência, oferecendo um panorama jurídico atualizado e completo para apoiar a atuação profissional.

A presidente da OAB- RJ, Ana Tereza Basílio, explicou que uma das principais missões da Ordem é levar à sociedade o conhecimento dos seus direitos. “Esse guia surge justamente para cumprir a função de informar e, principalmente, garantir o cumprimento dos direitos de todos. Não há democracia sem respeito e espaço para a diversidade” afirmou a presidente da instituição.

Segundo o diretor de Defesa da Diversidade, Nélio Georgini, o material foi pensado para dialogar com as demandas concretas da advocacia, diante dos desafios enfrentados no dia a dia da profissão. “Nós, advogados, recebemos as mais diversas demandas em nossos escritórios. Pensando nas necessidades diárias da advocacia, a Diretoria da Defesa da Diversidade desenvolveu esse material de fácil e rápido acesso, para instrumentalizar questões relacionadas à pauta da diversidade no Poder Judiciário. Trouxemos entendimentos e textos que podem engrandecer e enriquecer os fatos e os fundamentos dos nossos colegas”, explicou Georgini.

A cartilha pode ser acessada no site da OAB-RJ ou através DESTE LINK.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]