Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Na Maré, iniciativas e organizações promovem Semana da Diversidade; evento vai até sexta-feira (12)

Visando uma realidade mais inclusiva, a programação traz para a favela pautas essenciais, como defesa aos direitos da população LGBTQIAP+
A maré possui o primeiro Centro de Promoção de Cidadania LGBT dentro de uma favela Foto: Vilma Ribeiro/ Voz das Comunidades
A maré possui o primeiro Centro de Promoção de Cidadania LGBT dentro de uma favela Foto: Vilma Ribeiro/ Voz das Comunidades

A presença de iniciativas e eventos que disponibilizam conteúdos e atividades focadas na diversidade são essenciais no desenvolvimento pessoal e local, pois apresentam novas perspectivas e experiências para todos. Na intenção de oferecer essa realidade para os moradores do Complexo da Maré, o maior conjunto de favelas do Rio de Janeiro, as organizações presentes na região realizam a Semana da Diversidade da Maré. Com intervenções artísticas, rodas de conversas e seminários sobre a importância dos direitos e defesa da população LGBTQIAP+, a iniciativa acontece até esta sexta-feira (12), em diversos locais da Maré.

Bixaria Negra – Galpão Bela Maré – Foto: Ramon Vellasco

De acordo com os organizadores, a proposta da Semana é transversalizar a temática de diversidade de gênero e sexualidade com agentes e setores da sociedade e fazer com que incorporem em suas atuações o combate à LGBTfobia em todas as suas formas.

“Sabemos que a construção de políticas públicas não atende esse contexto, então estabelecer um compromisso deste território com as causas relacionadas às vivências LGBQIAP+, moradores de favelas, é um compromisso que queremos que seja de todes, todas e todos. Para diminuir a LGBTfobia precisamos entender que integrar essas pessoas nos setores educacionais, de saúde, cultura e trabalho e renda é o caminho para garantia de vida com menos violência e mais cidadania”, comenta Mauro Lima, um dos organizadores do evento.

O evento é organizado pelo Conexão G, CCLGBTQI, Casa das Mulheres, Luta pela Paz, Fórum Cultural + Diversidade, PUC Rio e Observatório de Favelas. Abaixo, confira a programação até sexta-feira (12).

Programação da Semana da Diversidade LGBTQIAP+ na Maré:

Quarta – 10/08
“Cine diversidade – Cultura, memória e resistência da vivência plural na Maré”

Horário: Primeira sessão “Noite das Panteras”- 14:30h
Segunda sessão “Noite das Estrelas” – 16:30h

Local: Casa das Mulheres da Maré
Rua da Paz,
42 – Parque União

Quinta – 11/08
Atividade Empregabilidade Luta Pela Paz:
– Oficina de orientação profissional e preparação para o mercado de trabalho
– Oficina de Defesa Pessoal (aberta ao público)
– Testagem Rápida HIV

Local: Luta Pela Paz
Rua Teixeira Ribeiro, 900 – Maré
Horário: 14h às 18h

Sexta – 12/08
Feira Empregabilidade + Formatura Gastronomia + Roda de Samba
Horário: 13 às 21 horas (18:00 – Roda de Samba Grupo Tetê Costa e Elas)

Local: Em frente ao prédio central da Redes da Maré, R. Sargento Silva Nunes 1012 – Nova Holanda – Maré

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]